Quer negociar dívidas?

Entenda por quê terceirizar a cobrança é uma boa opção

08/04/2021Por: andreCategoria: Cobrança

A inadimplência de clientes é uma preocupação e tanto para administradores de qualquer empresa. Afinal, quando o cliente não paga, a empresa deixa de lucrar. Sendo assim, a cobrança das contas a receber é uma tarefa muito importante para a sobrevivência da organização.

Contudo, cobrar é uma tarefa delicada, que exige muito tato por parte da empresa, caso contrário, a boa relação com os clientes vai por água abaixo. Justamente por isso muitas empresas acabam buscando um serviço especializado.

A terceirização de cobrança traz muitos benefícios para as empresas. Afinal de contas, a inadimplência acaba sendo combatida com uma equipe que é especialista no assunto. 

Continue sua leitura e entenda porque esta é uma boa opção para o seu negócio! 

O que é terceirização de cobrança?

A cobrança terceirizada trata-se de uma alternativa que, além de combater a inadimplência de alguns clientes, valoriza a imagem da empresa perante o mercado e os potenciais clientes que estão por aí, pois mostra a disponibilidade da companhia para o diálogo e negociação com respeito.

Uma vez que um dos pontos mais delicados quando falamos na estabilidade de um negócio é a cobrança de contas em atrasos, dependendo da forma como é feito e conduzido o processo, este se torna um ato desgastante tanto para o cobrador quanto para o inadimplente.

Os traumas deixados pela má condução do processo podem ser gigantescos e afetar diretamente a administração do seu negócio. As empresas especializadas em cobranças terceirizadas aparecem então como uma alternativa para tarefas deste nível de complexidade, uma vez que são especialistas em negociação.

Nessa opção, a incumbência de cobrar os clientes é entregue nas mãos de profissionais capacitados e acostumados a lidar diariamente com situações que envolvem a cobrança de dívidas.

O título de especialistas se justifica pelas técnicas operacionais utilizadas, desenvolvidas para potencializar as negociações, oferecendo um acordo vantajoso sobretudo para sua empresa, que irá receber o valor.

Nos casos de empresas com alta taxa de inadimplência por parte de seus clientes, terceirizar a cobrança é uma alternativa a ser considerada com ainda mais seriedade, pois o pagamento dessas dívidas pode significar a sobrevivência do negócio no mercado.

 

O que uma empresa de cobrança terceirizada pode fazer por você?

Cobrar parece ser uma tarefa relativamente fácil, que pode ser realizada por alguém do departamento financeiro da sua empresa. Porém, não é tão simples assim. 

Muitos detalhes precisam ser considerados e realizados com muito cuidado. Entre eles está a própria abordagem, que precisa ser gentil, com um tom de voz adequado e, principalmente, entendendo qual o momento ideal para realizar a cobrança e utilizar a estratégia apropriada.

Esta técnica é chamada de cobrança amigável e é a melhor opção para resolver esta situação que é tão delicada para seu cliente, quanto para sua empresa. 

Além disso, não adianta cobrar, como se fosse uma conversa unilateral. O melhor método é a negociação com o cliente, apresentar propostas estruturadas e aperfeiçoá-las conforme a conversa for se desenvolvendo. 

Para tanto, é necessário ter a expertise de entender a situação do devedor e trabalhar em cima dessas informações.

Esse conhecimento especializado é o que move o trabalho das empresas terceirizadas de cobrança. Pois elas são formadas por profissionais com experiência de mercado e preparados para esse tipo de situação. 

Além disso, estas empresas contam com as melhores ferramentas de cobrança, o que otimiza o processo todo. 

 

Ademais, o dia a dia do seu financeiro certamente já possui muito trabalho com que se ocupar. O que significa que é mais difícil manter uma rotina de cobrança e negociação com os clientes. 

Uma empresa terceirizada possui toda a disponibilidade de manter tal rotina, realizando cobranças com regularidade e evitando que as dívidas se acumulem e, claro, diminuindo a inadimplência.

 

O que sua empresa pode ganhar ao terceirizar o serviço de cobrança:

Entre as principais vantagens da terceirização de cobranças está o ganho no relacionamento com o cliente. Se a negociação não for conduzida com a máxima sensibilidade e respeito, o processo pode gerar desgastes, tensões e até mesmo resultar em quebra de contratos.

Dessa forma, optar pela cobrança terceirizada, aliada a técnicas de negociação, é a solução mais recomendada para evitar prejuízos maiores causados pela inadimplência e seus desdobramentos na relação entre a empresa e o cliente.

Como reforçamos diversas vezes ao longo do artigo, uma empresa de cobrança conta com uma equipe especialista no assunto. O que isso significa? Que são profissionais que, além de possuírem a sensibilidade necessária para compreender o lado do cliente, conhecem as melhores técnicas de negociação e ferramentas para encontrar os melhores acordos e saídas.

Esse é o tipo de especialista que só se forma após anos de experiência, o que muitas vezes não é possível contando apenas com os funcionários do seu departamento financeiro. Isso porque, evidentemente, esse setor tem muito mais a se preocupar além da falta de recebimentos.

Cuidar do financeiro de uma empresa é uma tarefa complexa e que requer muito tempo e energia de todos os envolvidos. Sendo assim, a menos que você disponha de um funcionário apenas para as cobranças, fica difícil exigir esse nível de especialidade dos colaboradores.

E além de serem experientes na arte da negociação, as empresas terceirizadas de cobrança auxiliam muito na melhora do relacionamento com o cliente. 

Seus especialistas possuem o senso e a percepção aguçados para lidar com parceiros e consumidores, a fim de suavizar e evitar quaisquer atritos que tenham surgido ao longo do tempo devido à dívida.

O resultado disso é que, além de ter receber o que deve, a empresa contratante acaba retendo clientes. Tudo graças à estabilidade da relação entre essas duas pontas, resultado de uma negociação inteligente por parte do pessoal da cobrança.

Todo esse esforço tem um bom motivo de ser. A inadimplência por parte dos clientes pode ser fatal para a empresa, no sentido de que, em casos mais sérios, é necessário fechar as portas para evitar dívidas maiores. Isso sem contar a quantidade de pessoas que sairiam prejudicadas caso isso acontecesse, isto é, você e toda a sua equipe.

Portanto, toda a preocupação na hora de realizar as cobranças é legítima. E justifica a busca por especialistas no assunto, a fim de evitar qualquer prejuízo causado pela falta de dinheiro entrando no caixa.

Além de efetuar o recebimento, a cobrança terceirizada ajuda a controlar todos os pagamentos realizados. Muitas vezes a empresa possui muitos clientes, o que dificulta o controle dos faturamentos. 

As firmas de cobrança possuem métodos de controle específicos para acompanhar todo o processo de quitação das dívidas dos clientes das empresas, do início ao fim, possibilitando uma melhor administração da arrecadação.

Inclusive, não é incomum que a empresa contratante e a terceirizada acabem desenvolvendo com o passar do tempo uma espécie de parceria, onde ambas trabalham lado a lado para oferecer um serviço focado no cliente.

Afinal, pense bem: a relação entre empresa e cliente deve estar sempre saudável para que os negócios continuem fluindo. Com um terceiro componente na equação, agindo como mediador para garantir tal fluidez, é possível que sua empresa volte suas energias para aprimorar e oferecer um serviço com ainda mais qualidade.

Enquanto isso, a empresa de cobrança irá atuar para que todo o pagamento pelo serviço se dê dentro dos prazos, cumprindo tudo que foi previamente acordado. Seu cliente, por sua vez, além de pagar em dia, receberá um serviço ou produto de alto nível. No fim, todos saem ganhando.

Além de tudo, no final das contas esse esquema muitas vezes acaba sendo mais econômico para a própria empresa. 

Contratar trabalhadores com carteira assinada exige o cumprimento de diversos deveres que vão além do salário dos funcionários. Soma-se a isso os benefícios que também são comumente oferecidos aos colaboradores.

Sendo assim, do ponto de vista financeiro acaba sendo muito mais interessante contar com uma equipe que pode ser igualmente eficiente (ou até mais), investindo um valor bem mais amigável.

Diminua a inadimplência com uma empresa de cobrança terceirizada!

Todo esse processo de negociação tem como objetivo maior a redução na taxa de inadimplência dos clientes para com sua empresa. 

Ao longo deste artigo foi possível notar que esse propósito pode ser atingido com muito mais facilidade e comodidade tendo uma empresa especializada em cobranças ao seu lado.

A Bettega está há mais de 12 anos no mercado atuando com cobranças nos mais diferentes setores, como: varejo, educação, saúde, telecomunicações, securitizadoras e financeiras.

Com um processo de trabalho que utiliza as tecnologias mais inovadoras do segmento, a Bettega trabalha focada nos resultados, colocando seus clientes sempre no centro de todas as tomadas de decisão.

 

Vale destacar que seu negócio pode trabalhar de maneira alinhada com a empresa terceirizada para cobranças. 

 

Contudo, isso significa que sua equipe deve estar preparada para este processo. para garantir isso, confira o eBook:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter
Problemas com cobrança?

temos a solução para sua empresa.

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.

Seu e-mail foi adicionado a nossa lista. Em breve você receberá nossas novidades no seu e-mail