A cobrança terceirizada trata-se de uma alternativa que valoriza a imagem da empresa perante o mercado e potenciais clientes, pois mostra a disponibilidade para o diálogo e o respeito.
Uma vez que, um dos pontos mais delicados quando falamos na estabilidade de um negócio é a cobrança de contas em atrasos. Dependendo da forma como é feito e conduzido o processo de cobrança, se torna um ato desgastante tanto para o cobrador quando para o inadimplente.
Os traumas deixados pela má condução do processo podem ser gigantescos e afetar diretamente a administração do seu negócio. Por esse nível de complexidade e para evitar situações desgastantes, muitas empresas estão optando pela cobrança terceirizada de títulos.
Nessa opção, a tarefa da cobrança é entregue nas mãos de profissionais capacitados e acostumados a lidar, diariamente, com situações que envolvem a cobrança de dívidas.
Muitos detalhes precisam ser tomados e realizados com muito cuidado, entre eles está a abordagem que precisa ser gentil, com um tom de voz adequado e, principalmente, a percepção para entender o momento e utilizar a estratégia adequada.
- Apenas cobrar não basta, é necessário negociar
Outro ponto que levamos em consideração é a negociação. Apenas cobrar não basta, é necessário negociar.
A melhor estratégia é a negociação com o cliente, apresentar proposta estruturadas e aperfeiçoá-la conforme a conversa for se desenvolvendo. É necessário entender a situação do devedor e trabalhar em cima dessas informações.
Entre as vantagens da terceirização de cobranças está o ganho no relacionamento com o cliente. Se a negociação não for conduzida com a máxima sensibilidade e respeito, o processo pode gerar desgastes, tensões e até mesmo resultar em quebra de contratos.
Dessa forma, optar pela cobrança terceirizada, aliada a técnicas de negociação, é uma solução viável para evitar prejuízos maiores causados pela inadimplência.