Inadimplência no setor educacional: como combater?

27/10/2020Por: Alan ArmstrongCategoria: Cobrança
Inadimplência no setor educacional: como combater? | Bettega

Realizar a cobrança de mensalidades é bem diferente de cobrar por pendências financeiras pontuais. Afinal, se trata de uma conta que deve ser paga todo mês, o que demanda da aplicação de estratégias diferentes das utilizadas no comércio, por exemplo.

Esse é o cenário no setor educacional, e essa realidade se soma a algumas obrigações legais envolvidas nas cobranças, pois:

A instituição deve manter a prestação de serviços ao aluno mesmo que as mensalidades estejam atrasadas (É importante verificar o seu contrato, mas costumeiramente o serviço no ensino superior deve prosseguir até o fim do semestre). Além do mais, a multa aplicada nesses atrasos é de apenas 2%, um valor bastante baixo. 

As taxas de inadimplência no setor de ensino privado costumam variar entre 10% e 30%. Contudo, momentos de crise podem fazer este número disparar. 

Segundo o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) 43,5% das dívidas no setor de educação são do ensino superior. Já 33,7% estão em outras atividades de ensino como escolas de idiomas e cursos livres. Enquanto os cursos do ensino Infantil, fundamental e médio apresentam uma taxa de 15%. 

A cobrança em instituições de ensino de maneira eficiente se faz necessária, pois  a inadimplência é prejudicial para o financeiro e para a organização do seu planejamento anual. Por isso é importante que gestores saibam como combater esse problema, e como resolver a situação quando ela ocorrer. 

Continue sua leitura e descubra como fazer a cobrança de mensalidades a fim de diminuir os impactos da inadimplência no ensino superior dentro da sua instituição de ensino.  

Tenha um responsável pela sua equipe de cobranças

Acompanhar as mensalidades que estão em aberto é essencial, e a melhor maneira de fazer isso é concentrando esse processo de verificação em uma só pessoa da sua equipe. Esta será a pessoa que irá administrar os resultados junto da equipe, e também poderá ser o contato com empresas de cobrança terceirizadas.  

É claro que, caso a inadimplência em sua instituição apresente grandes taxas, uma pessoa apenas não será suficiente para lidar com o processo do início ao fim. 

Se este for o caso, procure deixar um responsável que reúna os dados dos inadimplentes, e uma equipe que faça uma análise de maneira conjunta, repassando a informação final para seus atendentes. Isso traz agilidade e eficiência nas cobranças. 

Faça a cobrança da mensalidade através de diferentes canais

Inadimplência no setor educacional: como combater? | Bettega

Procure utilizar mais de um canal de comunicação para enviar a cobrança da mensalidade, e faça isso com antecedência. É possível utilizar e-mail, WhatsApp e até mesmo lançar alertas através de SMS. 

Caso sua instituição utilize algum portal para se comunicar com os alunos, é possível disponibilizar boletos ou avisos por ele, garantindo que a data de pagamento não seja esquecida por ninguém. Mesmo porque é muito comum que as pessoas esqueçam as datas de vencimento de boletos e outras contas.

Contar com diversos canais para cobrança é a melhor maneira de evitar a inadimplência que ocorre porque a data de pagamento acabou sendo esquecida!

Por isso é importante destacar: utilize a tecnologia para realizar as cobranças em sua instituição de ensino superior!

Focar apenas nas ligações telefônicas para contatar um aluno inadimplente é complicado, afinal muitas pessoas não costumam atender ligações de números desconhecidos. 

Por isso conte com  as redes sociais, sistemas de gestão e bancos de dados digitais para garantir que o contato seja realizado, e o crédito seja recuperado. 

Identifique quais alunos estão em situação de inadimplência

Após a data de vencimento das mensalidades dos alunos, verifique quais não realizaram o pagamento. É importante aguardar ao menos 3 dias úteis para a compensação do pagamento.

Caso a inadimplência seja constatada, é hora de entrar em contato com os alunos e procurar solucionar a pendência. 

Procure facilitar o pagamento das mensalidades

Inadimplência no setor educacional: como combater? | Bettega

É importante ter flexibilidade na maneira do aluno realizar o pagamento da mensalidade. Para isso, conte com a opção de cartão de crédito e débito, pagamento online, boleto e até mesmo recebimento na própria instituição.

Tornar esse processo mais fácil para o aluno ou para seus pais e responsáveis ajuda a diminuir a probabilidade da inadimplência ocorrer. 

Faça uma cobrança amigável

A inadimplência é uma situação bastante complicada por si só. Portanto, uma cobrança amigável se faz necessária para evitar que a relação entre a escola e seus alunos, pais ou responsáveis, acabe abalada. 

A cobrança amigável é uma abordagem extrajudicial e bastante educada para, enfim, recuperar o crédito de um cliente devedor. 

Você pode saber mais sobre como ela funciona lendo o post: Você conhece a cobrança amigável? Descubra como ela pode ser útil para sua empresa

Procure gerar boletos novamente

Caso o aluno perca o seu boleto ou atrase o pagamento, uma maneira de evitar que ele demore ainda mais para resolver a situação é gerando um boleto novamente. Quando for fazer isso, atualize a data de vencimento adicionando o valor da multa e dos juros já acumulados. 

Lembre-se de enviar esse novo boleto em diversos canais para garantir que o aluno encontre a mensagem. 

Separe os alunos em grupos para avaliar da melhor forma os inadimplentes

Ao organizar seus alunos em grupos fica mais fácil analisar o perfil dos inadimplentes em sua instituição. 

Categorize por: alunos que atrasam esporadicamente e inadimplentes frequentes. Caso sua instituição saiba quais alunos pagam sua própria mensalidade e quais contam com a ajuda dos pais ou responsáveis, ficará mais fácil lidar com a situação, e até mesmo compreender quando a pendência for devido a uma emergência ou a perda de um emprego, por exemplo.

Renegocie a pendência dos alunos

Tendo conhecimento da situação e da causa da inadimplência de cada aluno, ficará mais fácil renegociar o valor pendente. Seguindo o passo anterior e dividindo seus alunos por grupos, o responsável pela inadimplência saberá como lidar da melhor maneira com cada caso. 

Para garantir a quitação da dívida é possível contar com estratégias como o parcelamento em cartão de crédito. 

Conte com a terceirização de cobranças

Como destacado no início do texto, a cobrança em instituições de ensino pode ser uma coisa bastante complicada. Afinal, algumas questões judiciais devem ser levadas em conta no processo. 

Por isso mesmo, é importante contar com uma empresa especializada em cobranças para ajudar sua escola com a questão. Assim, as pessoas contatando alunos, pais ou responsáveis para resolver a inadimplência serão  profissionais no assunto. 

A terceirização de cobranças traz muitos benefícios para o setor de ensino, como:

  • A equipe da escola pode focar seus esforços em outras questões pedagógicas, ou mais burocráticas da administração da escola;
  • A firma terceirizada é especializada e saberá como negociar as pendências minimizando os problemas de reclamação dos clientes;
  • Os custos de realizar cobranças por conta própria diminuem e a negociação apresenta melhores resultados como aumento da taxa de recuperação de crédito;
  • Com a terceirização da cobrança, o relacionamento com alunos, pais e responsáveis se torna melhor. Isso porque a inadimplência é uma situação delicada, e pode acabar deixando o cliente desconfortável com a escola caso alguém do financeiro estiver tentando resolver o problema; 
  • O tempo para solucionar o problema é menor quando uma empresa terceirizada cuida do assunto. Afinal, ela possui o know how para resolver a inadimplência rapidamente. 

Conclusão

Não deixe de colocar essas dicas em prática em sua escola e veja seu financeiro dando melhores resultados, evitando a inadimplência. 

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