Quais as melhores ferramentas de cobranças?

27/01/2021Por: Ney Eurico PereiraCategoria: Cobrança
Quais as melhores ferramentas de cobranças? | Bettega

A inadimplência é um problema comum em praticamente qualquer empresa que trabalha com vendas para o público. Seja no comércio de produtos ou de serviços, clientes que não pagam são uma realidade dura, que afeta o financeiro, dificulta os investimentos e pode até ajudar a levar uma empresa à falência.

Por isso, as empresas precisam de estratégias para lidar com esse problema. Primeiro, é essencial saber como evitar a inadimplência, com análise de crédito, verificação do histórico do cliente, uso de formas de pagamento seguras e valorização dos bons pagadores.

Contudo, mesmo se sua empresa tomar todos esses cuidados, você continuará tendo de lidar com clientes inadimplentes. E é aí que entra a organização de uma boa política de cobrança.

Essa política deve definir as boas práticas no momento de cobrar os clientes e também a organização interna da sua empresa, com cronogramas de cobrança e uma boa gestão de contas.

No entanto, todo esse processo exige muito trabalho da sua equipe, principalmente se você precisar lidar com um grande número de clientes inadimplentes. Nesses casos, é preciso buscar maneiras de potencializar e agilizar os processos. 

É aí que entram as ferramentas de cobrança! 

Empresas que precisam de uma cobrança eficiente, ágil e bem organizada, podem contar com numerosos apoios tecnológicos, feitos justamente para ajudá-las.

Outra opção também é contar com a terceirização de cobranças para a sua empresa. Nesse caso, você vai contratar uma equipe especializada e profissional para lidar com a sua inadimplência. Isso aumenta os resultados e facilita muito o seu processo.

Contudo, a empresa de cobrança que você vai contratar também precisa ter ferramentas para ajudar nesse processo.

Por isso, separamos aqui uma lista de ferramentas para empresas que são essenciais na hora da cobrança – seja para cobranças internas na sua loja ou para verificar a competência da empresa terceirizada que você pode contratar. Continue sua leitura e conheça as ferramentas principais:

Discador automático
Portal de autonegociação
Ferramentas Omnichannel
Dashboard para visualização
Plataforma de Business Intelligence (BI)
Conclusão: tenha a cobrança ideal para sua empresa

Discador automático

O discador automático é uma ferramenta indispensável para empresas de cobrança, ou mesmo para outras empresas que tenham uma grande carteira de clientes inadimplentes e resolvam lidar com eles internamente.

Essa ferramenta envolve um dos modelos mais comuns de cobrança: a ligação telefônica. Ela é usada quando a empresa tem uma equipe de cobradores que entram em contato com os devedores por telefone. Principalmente se essa empresa realiza cobranças com regularidade para aumentar as chances de recuperação de crédito.

Sem o discador, o processo de cobrança telefônica acaba envolvendo muita perda de tempo e o trabalho de uma equipe grande (dependendo do tamanho da sua carteira de cobrança). Afinal, a cada nova ligação, o cobrador precisa conferir o número do cliente, discar manualmente e aguardar o atendimento.

Além disso, se o cliente devedor não atende, o cobrador acaba perdendo seu tempo esperando na linha enquanto o telefone toca inutilmente. Isso para depois começar todo o processo novamente, correndo o risco de ficar mais uma vez “pendurado” no telefone esperando a chamada ser atendida.

Um discador automático resolve esse problema, reduzindo muito o tempo perdido pelo cobrador na hora de fazer cada ligação. Afinal, ele permite uma discagem mais rápida, inteligente e eficiente. Além disso, a ligação também fica documentada no sistema. 

E não é só isso: há vários modelos diferentes de discador automático, que vão ainda mais longe para facilitar o processo de cobrança.

Um bom exemplo é o discador preditivo: uma ferramenta de cobrança inteligente, que cruza o tempo que o cobrador leva no atendimento com o tempo que a ligação costuma demorar para ser atendida. Com uma fórmula matemática, o discador une essas informações e prevê quando deve realizar a próxima discagem. 

Assim, o cobrador preditivo reduz muito a ociosidade do cobrador entre uma ligação e outra. Afinal, quando ele desligar o telefone, outra chamada já terá sido feita automaticamente.

Podemos citar também o discador power, para ligar para toda a base com velocidade, ou o discador progressivo, que se regula de acordo com a disponibilidade de cobradores. E além deles, existem ainda muitas outras possibilidades que uma empresa pode usar nas suas cobranças.

Portal de autonegociação

Quais as melhores ferramentas de cobranças? | Bettega

O portal de autonegociação é uma outra ferramenta importante para ser usada por empresas que precisam lidar com uma grande base de clientes inadimplentes.

Essa ferramenta de cobrança funciona como um portal que o seu cliente devedor pode acessar para negociar a dívida, avaliar formas de pagamento e começar a realizar a sua quitação.

Para isso, a empresa de cobrança configura o portal com as possibilidades a serem fornecidas para o cliente colocar suas contas em dia. Depois disso, é só disponibilizar o link para o devedor escolher a melhor alternativa por conta própria.

Essa é uma boa forma de conseguir a recuperação de crédito sem precisar ficar ligando ou enviando várias mensagens para o cliente devedor. Isso dá mais agilidade para sua empresa e aumenta a recuperação de crédito com clientes que querem deixar suas contas em dia, mas preferem não receber ligações.

No entanto, é importante reforçar que o portal de autonegociação precisa ser uma ferramenta de cobrança complementar. Sabemos que nem todos os clientes terão a disposição para organizarem suas próprias contas. Por isso, é essencial contar também com outras estratégias de cobranças.

Ferramentas Omnichannel

Nem todo cliente gosta de atender telefonemas. Muitos, inclusive, vão ignorar a sua ligação de cobrança. Além disso, no momento de cobrar uma conta, você também precisa focar na satisfação do cliente, para melhorar as chances de recuperação de crédito e de que ele volte a consumir com a sua loja (no caso de a inadimplência ter sido um problema ocasional, que não deve se repetir).

Por isso, você precisa ter um processo de cobrança amigável presente em diferentes canais:

  • Ligação telefônica;
  • WhatsApp;
  • SMS;
  • E-mail;
  • Entre outros.

Mas não basta simplesmente ter opções de cobrança em todos esses canais. Pelo contrário. Tantas formas diferentes de cobrança podem acabar complicando sua operação. 

Por exemplo, o cliente pode acertar o pagamento de sua dívida por telefone. Mas aí, sem uma estratégia organizada, outro cobrador acaba entrando em contato por SMS com a mesma cobrança logo depois. Seu cliente certamente não ficará contente, não é?

Por isso, a cobrança em vários canais precisa estar conectada a uma estratégia omnichannel. Ou seja, uma organização que interliga todas as suas formas de contato, com trocas de informação entre elas e até processos de cobrança que vão evoluindo por diferentes canais.

Para ter essa organização, você precisa de um sistema que interligue e centralize todos os contatos, dentro de uma verdadeira estratégia omnichannel.

Dashboard para visualização

Para organizar seus processos, evitar a repetição de cobranças e centralizar os seus contatos em múltiplos canais, é preciso ter uma forma de visualizar todo o esquema de cobrança da empresa.

Para isso, o caminho é contar com um dashboard completo e feito especificamente para uma operação de cobranças. 

Essa ferramenta para empresas permite a descrição e a visualização dos dados em tempo real, e de forma bastante organizada.

Assim você ganha muito mais eficiência nas cobranças e consegue acompanhar os processos sempre que necessário. Você se torna capaz até de corrigir erros da equipe de cobrança no meio do processo, de forma ágil.

Essa organização é indispensável para uma operação de cobranças, oferecendo uma recuperação de crédito muito maior, com menos gastos e menos perda de tempo.

Plataforma de Business Intelligence (BI)

Quais as melhores ferramentas de cobranças? | Bettega

A última ferramenta que separamos é focada em aumentar a eficiência e os resultados da recuperação de crédito utilizando estratégias de Business Intelligence (BI).

Esse termo em inglês significa “Inteligência de Negócios” e envolve o processo de coletar, analisar e monitorar as informações mais importantes para o crescimento de qualquer empresa, dando suporte para a sua gestão.

No caso da cobrança, uma plataforma de BI ajuda sua empresa a organizar todos os dados dos clientes. Essa organização oferece, inclusive, informações que indicam o melhor horário para entrar em contato, os tipos de pagamento que podem ser aplicados, entre outras formas de melhorar a recuperação de crédito.

Além disso, uma plataforma de BI oferece relatórios mais precisos e mais automatizados do seu processo de cobrança, permitindo que ele esteja em constante melhoria.

Ou seja: contar com uma plataforma de BI é ter um processo de cobrança muito mais moderno, inovador, tecnológico e, principalmente, inteligente.

Conclusão: tenha a cobrança ideal para sua empresa

Todas essas ferramentas têm um potencial imenso para transformar o processo de cobranças na sua empresa, principalmente se você estiver enfrentando um número grande de clientes inadimplentes.

Contudo, uma empresa que precisa de cobrança nesse nível, muitas vezes pode acabar tendo problemas em lidar com a inadimplência internamente, não é? Afinal, apesar de esse não ser o seu foco, a gestão empresarial acaba precisando separar uma equipe e organizar processos exclusivamente para a realização de cobranças.

Esse tipo de estratégia acaba elevando custos e dividindo a atenção da sua gestão, reduzindo o tempo disponível para resolver o que realmente importa para a sua empresa.

Por isso, muitas vezes a opção ideal para lidar com a inadimplência em sua empresa é a terceirização de cobranças! Assim, você terá um investimento menor e uma recuperação de crédito muito mais eficiente.

No entanto, para conseguir essas vantagens, você precisa contar com uma empresa de cobranças realmente competente. Afinal, quanto mais eficiência essa empresa apresentar, menos custos e mais retorno você terá.

Por isso, procure uma empresa que conte com todas essas ferramentas de cobrança que trouxemos. Elas são uma prova de que a empresa está preparada para assumir o problema de inadimplência que está dificultando os seus negócios.

Então conheça a Bettega Digital: uma empresa de cobranças especializada, comprometida e muito mais tecnológica! Temos todas as ferramentas mencionadas para garantir a recuperação de crédito com eficiência para você. Saiba mais:

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