Prepare sua equipe de vendas para fugir dos devedores

equipe de vendas

Entenda como preparar toda sua equipe de vendas para fugir dos devedores de forma a ser aplicada no dia-a-dia em sua empresa.

Quando uma pessoa não realiza o pagamento de uma dívida ela corre o risco de participar, mesmo que sem querer, da lista de inadimplentes. Sendo assim, essas pessoas são as mais temidas dos gestores de qualquer negócio.

Por isso, reunimos aqui algumas dicas que vão ajudar você a preparar a sua equipe de vendas para fugir dos devedores e manter uma gestão financeira equilibrada no seu negócio.

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1 – Analise o crédito

Primeiramente, é essencial realizar uma análise de crédito do possível comprador. Assim, essa análise pode ser realizada junto à empresas especializadas e/ou entidades de proteção ao crédito. Podemos citar aqui, nomes como o SPC, o Serasa, a associação empresarial da sua cidade ou, até mesmo, na internet.

2 – Aumente o crédito

Do mesmo modo, aumente o crédito de acordo com o relacionamento que você construiu com o consumidor. Abrir uma linha de crédito grande, ainda na primeira conta, é um risco desnecessário a se correr.

A dica aqui é aumentar o crédito a medida que o relacionamento entre empresa e comprador vai se consolidando.

3 – Forneça nota fiscal

Em seguida, a terceira dica é: não venda sem nota fiscal. Além de ser uma prática ilegal, deixa você desamparado caso precise acionar o comprador.

4 – Peça referências

As referências comerciais são importantes aliadas na hora de conhecer os inadimplentes na praça. Solicitar referências comerciais, bancárias e pessoais pode auxiliar na hora de vender para alguém e não ter transtornos posteriores.

5 – Prefira pagamento em cartão

Sobretudo, apesar do custo financeiro com cartões, solicitar o pagamento via cartão de crédito ou débito é essencial na hora da dúvida, pois, caso o cliente fique inadimplente, a dívida será com a administradora do cartão.

6 – Contratos

Quando os volumes de vendas são mais expressivos, indica-se que ambos os lados, empresa e consumidor, firmem um contrato. Portanto, a empresa poderá solicitar que o consumidor forneça algum tipo de garantia e aval de terceiros (analise o crédito).

7 – Padrões de consumo

É essencial para a empresa, compreender e entender os padrões de consumo desse cliente. Caso o cliente seja uma empresa, sempre que possível, busque entender o seu negócio. Essas atitudes, ajudam a identificar os padrões de consumo dos clientes e, também, a melhorar as vendas futuras.

8 – Se for arriscado, não venda

Ninguém sente satisfação ao perder uma venda, por isso, muitas vezes, o ato de não vender representará um ganho financeiro enorme e que sempre deverá ser considerado. Então, se você encontrou um cliente e está em dúvidas entre vender ou não: não venda.

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Se você quer saber mais sobre como a Bettega pode ajudar a sua empresa a recuperar créditos e fidelizar clientes, não deixe de explorar nosso blog. Temos uma série de artigos que podem transformar a forma como você encara a recuperação de crédito.

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