Os benefícios da terceirização de cobranças para sua empresa

23/06/2020Por: Alan ArmstrongCategoria: Cobrança

A alta inadimplência de seus clientes pode acabar virando um problema no seu setor financeiro a curto prazo. 

Muitas técnicas são utilizadas para evitar isso, como a implantação do pagamento recorrente e até mesmo a cobrança das pendências por algum membro da sua equipe. 

O problema é que, muitas vezes, apenas uma pessoa não é suficiente para cuidar de todas as cobranças. Nesses casos, a gerência se obriga a montar uma equipe dentro da empresa apenas para lidar com a situação. O que acaba se tornando caro e ineficiente, principalmente quando se trata de cobranças extrajudiciais. 

Para resolver isso, existe a opção da terceirização de cobrança! 

A cobrança terceirizada nada mais é do que reunir as contas vencidas dos seus clientes inadimplentes e mandar para uma empresa especializada em cobrança, para que ela realize o contato e a negociação dessas inadimplências.

Além de conseguir transferir o árduo trabalho de cobrar para outra empresa, existem outras vantagens em terceirizar as suas cobranças. 

Continue sua leitura e conheça mais benefícios da terceirização de cobranças:

1. Ajuda a promover a fidelização de clientes

É normal que clientes acabem desenvolvendo vínculos com sua empresa e com as pessoas que ali trabalham. Situação que é muito boa para sua empresa e pode promover a fidelização.

Contudo, esse relacionamento positivo pode vir abaixo caso seja sua equipe quem contata os clientes em situação de inadimplência. Por isso, a impessoalidade de uma equipe terceirizada para realizar a cobrança é tão importante. 

Ao contar com uma empresa terceirizada e especializada para realizar os serviços de cobrança, o contato impessoal ajuda a preservar a relação positiva que foi desenvolvida. Isso é bom tanto para sua empresa quanto para seu cliente. 

Sua empresa evita o desgaste de todo o processo. Já o seu cliente não se sentirá tão acuado em relação à situação. Depois de resolver a inadimplência, que pode ter ocorrido apenas por descuido ou esquecimento, ele pode retornar a comprar em seu estabelecimento. 

Vale destacar que esse cenário é extremamente comum em empresas de pequeno e médio porte.

2. Mais controle sobre os pagamentos pendentes 

Cuidar do fluxo de pagamentos é bastante complicado. O que significa que a administração deve estar atenta ao gerenciamento de todos os pagamentos. Afinal de contas, eles representam as entradas no seu caixa, algo essencial para manter a saúde financeira. 

O processo pode ser bastante complexo, afinal, as razões que levam um cliente a se tornar inadimplente são muitas. Em alguns casos, por exemplo, clientes simplesmente esquecem de uma parcela, mas acabam pagando-a posteriormente. 

Esse tipo de situação pode criar um verdadeiro nó nas contas da empresa, caso não se faça um controle realmente minucioso. 

Ao contar com uma empresa de cobrança, como a Bettega Digital, o controle se torna mais efetivo, uma vez que pode-se acompanhar todos os recebimentos através de relatórios entregues pela empresa.   

3. Economia de tempo e de recursos da empresa

Contratar pessoas para realizar cobranças em sua empresa custa tempo e recursos financeiros. E, além de tudo, ainda se torna necessário realizar um treinamento para que essas equipes saibam como proceder em relação às cobranças de dívidas.

Contudo, quando se opta pela terceirização da cobrança, não só torna esse processo muito mais profissional e efetivo, como também melhora os resultados de recebimentos. 

4. Mais agilidade na solução de problemas 

Quando se contrata uma empresa especializada em cobranças de dívidas, junto dela vem uma equipe que já está habituada a resolver esse tipo de situação. Isso significa que todo o processo se torna muito mais ágil. Afinal, você contará com uma equipe que sabe bem como negociar, resolvendo esses entraves para sua empresa.

Cobranças de dívidas são amparadas pelas leis de proteção ao consumidor. O que significa que é preciso conhecimento de assuntos jurídicos para que tanto a sua empresa quanto o cliente não saiam prejudicados. 

Vale destacar que é importante ter uma pessoa da sua empresa diretamente em contato com a empresa terceirizada para realizar as cobranças. Essa comunicação direta e clara facilita, e muito, o controle dos pagamentos realizados e das dívidas quitadas.

5. Maior flexibilidade nas alternativas de cobrança

Quando se trata do pagamento de dívidas, pode ser que o valor final conte com muitos juros e taxas, deixando um montante alto para quitação. É aí que entram dois fatores: a negociação e as ferramentas que permitem a flexibilização de pagamentos. 

Já falamos anteriormente da importância de ter uma equipe que saiba negociar. Mas a respeito das ferramentas, quais tecnologias podem ajudar sua empresa a resolver esse problema? 

Contando com uma empresa especializada, isso não será um problema. Empresas de serviços de cobrança são bastante versáteis hoje em dia e vão além do tradicional contato telefônico por chamada.

Atualmente, são realizadas abordagens via e-mail, SMS e até mesmo pelo WhatsApp ou através de chats nas redes sociais. 

Conclusão

Primeiramente podemos destacar que a equipe de profissionais de empresas de cobrança são qualificados para esse fim. Esses profissionais passam por treinamentos próprios e personalizados para cada tipo de cobrança. 

Então, quando definir que vai terceirizar suas cobranças para uma empresa que é voltada somente para esse fim, você estará direcionando o trabalho para especialistas que buscam constantemente novas tendências na área, tendo total capacidade de trabalhar com o devedor de forma profissional e personalizada.

Você também evita de aumentar a sua equipe sem necessidade. Isso pode ocorrer caso você faça a opção de contratar pessoas para tratar da cobrança. Também é preciso lembrar que a inadimplência é volátil, ou seja, em alguns períodos ela estará maior e em outros ela poderá diminuir. 

Essa flexibilidade traz uma série de vantagens para que a negociação seja ágil e eficiente, como falamos anteriormente. E, por fim, o melhor: você poderá estar cem por cento focado na sua organização e planejamento estratégico da empresa, sem se preocupar com sua inadimplência.

Está pronto para realizar a terceirização das cobranças de dívidas em sua empresa? Então conte com a Bettega Digital

Nossa empresa é especializada e toda a equipe é super capacitada para diminuir suas taxas de inadimplência e assegurar sua saúde financeira! Fale com um de nossos especialistas!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter
Problemas com cobrança?

temos a solução para sua empresa.

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.