Descubra agora mesmo como preparar as equipes de cobrança de sua empresa para lidar com a inadimplência na Black Friday.
Muitas pessoas aguardam o ano todo para aproveitar as promoções da Black Friday. Isso significa uma oportunidade única para aumentar as vendas na sua empresa.
É importante, portanto, que sua empresa se organize muito bem para este momento. Determinando quais serão os descontos, quais produtos entrarão na promoção.
É preciso organizar suas compras e pedidos com seus fornecedores para que seu estoque dê conta da alta demanda de pedidos e compras durante este momento.
Contudo, toda a organização e planejamento da Black Friday no varejo, deve considerar que também existe a possibilidade da inadimplência na Black Friday.
Segundo uma pesquisa da CNC, em agosto de 2020 a inadimplência chegou a 26,7% das famílias, no ano passado este percentual era de 24,3%, e já era considerado bem alto.
O alerta vermelho para o varejo está no fato de que 77,8% das dívidas acabam sendo feitas em cartões de crédito, um dos métodos de pagamento mais utilizados neste mercado.
Ao perceber isso, o gestor deve pensar antecipadamente como organizar sua equipe de cobrança no período após as promoções! E é justamente sobre isso que este texto vai tratar:
- Treinamento de equipes de cobrança
- Contratação de pessoas na temporada
- Saiba gerenciar sua carteira de cobrança
- Use diferentes canais para realizar a cobrança
- Realize uma cobrança amigável
Continue sua leitura e saiba como se organizar para a Inadimplência na Black Friday no varejo.
Treinamento de equipe para cobranças
O primeiro passo é, certamente, treinar sua equipe para dar conta do volume maior de cobranças. Para fazer isso de maneira efetiva em um curto período de tempo, leve em conta os seguintes fatores:
Tempo de cobrança atual
Faça uma análise do tempo médio que sua equipe está levando para realizar uma cobrança e estabeleça uma meta com tempo menor.
Disponibilize cursos e workshops
Para que toda a sua equipe esteja melhor preparada para o grande volume de cobranças, separe alguns cursos online disponibilizando os links para sua equipe. Assim, todos poderão melhorar suas técnicas de cobrança, e atingir melhores resultados.
Promova momentos para troca de experiências
Algumas pessoas do seu time e atuam na sua empresa a um bom tempo, e possuem resultados melhores que a média da equipe? Então garanta que este conhecimento seja compartilhado com todos.
Ao realizar este tipo de ação para treinar sua equipe, sua empresa irá motivar seus operadores de cobrança, aumentar a auto estima da equipe e reduzir a possibilidade de problemas e conflitos entre todos.
Contratação de pessoas extras durante esta temporada
Se a realização das cobranças está acontecendo dentro de sua empresa e sua equipe está trabalhando no limite, é preciso considerar a contratação de pessoas durante esta temporada.
Pode ser que algumas destas pessoas acabem desenvolvendo um bom trabalho, e você terá a chance de reter este talento. Por isso, nas entrevistas para encontrar novos operadores para realizar cobranças, procure por quem tem as seguintes características:
- Raciocínio rápido
- Boa dicção
- Motivação
- Fácil e rápida adaptação
- Esteja alinhado com a cultura da empresa
Dependendo da sua demanda, a contratação de pessoas pode acabar pesando no seu orçamento. Neste caso, busque por uma empresa de cobrança e aproveite os benefícios da terceirização:
- Mantenha seus clientes fidelizados;
- Tenha mais controle das pendências de clientes;
- Veja o problema ser resolvido com rapidez;
- Economize tempo e recursos de sua empresa.
Saiba gerenciar sua carteira de cobrança
A carteira de cobranças nada mais é do que uma lista dos clientes que estão em situação de inadimplência com a sua escola. Portanto, é importante que estas listas estejam armazenadas com os dados completos dos clientes, como: nome completo, e-mail e telefone para contato, valor inicial e os juros acumulados.
Para um gerenciamento completo e eficiente da sua carteira de cobranças, faça uma segmentação dos clientes pelo atraso, valor da dívida, ticket médio, entre outras informações que possam ajudar sua equipe a organizar esta lista.
O próximo passo é aplicar a régua de cobrança, identificando qual é o melhor momento e a melhor maneira de entrar em contato com cada um dos clientes inadimplentes.
É essencial que você busque definir uma cobrança mais incisiva para clientes que estão em atraso a mais tempo.
Depois basta utilizar sua régua de cobrança na operação. Seus operadores irão consultar este documento para saber com qual frequência o contato deve ser feito, de que maneira e através de qual canal.
Use diferentes canais para realizar a cobrança
Por muito tempo as ligações telefônicas eram a maneira mais rápida de contatar alguém. No entanto, acontece que a internet possibilita que uma série de outros também possam ser utilizados para realizar a cobrança.
Entre essas possibilidades podemos destacar: e-mail, SMS e o Whatsapp.
Algumas pessoas simplesmente não atendem o telefone de números desconhecidos. Portanto, se sua equipe contar apenas com este canal, o contato com o cliente irá se tornar bem difícil.
Inclusive, lembre desta dica extra: independentemente do canal utilizado para realizar a cobrança, procure realizar uma cobrança amigável!
Conte com uma estratégia de cobrança amigável
A cobrança amigável é o processo de recuperação de crédito na etapa extrajudicial, que preza principalmente por dois princípios:
Uma negociação equilibrada: buscando resolver o problema da melhor maneira para o cliente a para a empresa.
Com respeito: evitando usar um tom rude, uma vez que este cliente pode estar passando por algum problema, e a inadimplência por si só, é uma situação bastante delicada.
Conheça mais sobre este tipo de estratégia: Você conhece a cobrança amigável? Descubra como ela pode ser útil para sua empresa.
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