Bettega Digital - Você conhece a cobrança amigável? Descubra como ela pode ser útil para sua empresa

Quer negociar dívidas?

Você conhece a cobrança amigável? Descubra como ela pode ser útil para sua empresa

15/09/2020Por: Alan ArmstrongCategoria: Cobrança
Como a cobrança amigável pode ser útil para sua empresa | Bettega

Infelizmente nenhum tipo de empresa está a salvo de ter clientes em situação de inadimplência. Ela traz impactos que podem se tornar bem sérios para a saúde financeira do negócio. Por isso é tão importante falar sobre a realização de cobranças! 

Em situações complicadas pode ser necessário recorrer à justiça para resolver as pendências financeiras de seus clientes. Porém, existe uma outra maneira de recuperar o crédito: através de uma cobrança amigável

Você sabe do que se trata a negociação amigável? imagina os benefícios que essa prática pode trazer para sua empresa? 

Continue sua leitura e saiba tudo sobre a metodologia amigável de cobrança: 

O que é uma cobrança amigável?

Como a cobrança amigável pode ser útil para sua empresa | Bettega

Uma cobrança amigável se trata de uma abordagem extrajudicial que busca recuperar o crédito de um cliente devedor. Mantendo uma conversa pacífica e educada se inicia uma negociação entre o credor e o inadimplente. 

A causa da inadimplência pode o esquecimento do seu cliente, ou ainda algum problema financeiro inesperado pelo qual ele está passando. 

Nesses casos, uma abordagem mais educada e com empatia vai fazer com que o cliente tenha uma boa impressão de sua empresa, voltando a comprar com você, e até mesmo indicando sua empresa para amigos e familiares. Mesmo porque a situação é bem delicada para ambas as partes. 

Porém, quando a pessoa em situação de inadimplência se mostra resistente, é necessário usar uma abordagem mais enérgica que nesse caso pode ser feita através da terceirização de cobranças da empresa

Mas, voltando à cobrança amigável: agora que você sabe do que se trata e como ela pode ser benéfica, que tal entender como aplicar isso em sua empresa para lidar com a inadimplência? 

O que é preciso para realizar uma cobrança amigável? 

O processo de cobrança ideal de uma empresa inicia com uma cobrança amigável. Para fazer isso é preciso: 

Estar preparado para fazer uma negociação: conheça todas as informações sobre a dívida: valores, juros, aquisições, data da compra e data do cancelamento. Depois, procure descobrir por que o cliente está inadimplente. 

Também é preciso conhecer todas as possibilidades para a negociação: se é viável dar descontos, se o valor pode ser parcelado e outras opções cabíveis para sua empresa. 

Ter respeito: a pessoa que contata o cliente devedor deve manter muito respeito durante toda a negociação evitando um tom forçado ou rude. 

Controlar a situação: seja paciente e respeitoso, mas saiba comandar a negociação. Apresente mais de uma opção para resolver a questão dando ao cliente a possibilidade de escolher o que melhor se encaixa em sua atual situação financeira. 

Procurar manter a fidelidade do cliente: mostre que você compreende a situação do cliente e o atenda muito bem para garantir que ele não desenvolva uma impressão negativa de sua empresa. Isso aumentará as chances de fidelização. 

Vale destacar que pode ser que o cliente fique irritado com o contato para resolver a situação, por isso é importante levar estas dicas para dentro da empresa e saber como lidar com clientes bravos sem perder a linha

O que diz a lei sobre a realização de cobranças

Para realizar cobranças amigáveis de maneira correta, é preciso saber o que diz a lei a respeito desse assunto! 

A lei Nº 8.078 do Código de Defesa do Consumidor estabelece, no artigo 42, o seguinte: “Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.

O artigo 42 também destaca que é possível deixar recado com terceiros sobre as tentativas de contato. Porém, jamais se deve falar sobre o que se trata! 

Um outro artigo, de número 71, trata o assunto mais a fundo e destaca que é proibido “utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas, ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer”. 

Em caso de descumprimento das diretrizes previstas em lei, o seu negócio pode acabar lidando com problema sérios, inclusive multas e processos!

A aplicação da cobrança amigável para a redução da inadimplência 

Como a cobrança amigável pode ser útil para sua empresa | Bettega

É um fato que existem muitas pessoas em situação de inadimplência. De acordo a Serasa Experian, o número de inadimplentes no Brasil era de 63,8 milhões em novembro de 2019.

Os dados de endividamento são grandes. Mas também é fato que as pessoas querem ter o seu poder de compra mantido. Isso significa que, com uma cobrança amigável, muitos clientes irão resolver a situação.  

Por isso, ao optar por uma cobrança amigável, a situação, na grande maiorias das vezes, será resolvida facilmente. Caso isso não aconteça, é hora de tomar outras providências.

O ideal é que sua empresa tenha um roteiro a ser seguido, destacando as medidas que devem ser tomadas em cada tipo de situação. Assim, esse processo irá se tornar muito mais efetivo! 

Procurando por mais dicas sobre o assunto?  Então confira nosso eBook gratuito e conheça o passo a passo para cobranças mais eficientes!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter
Problemas com cobrança?

temos a solução para sua empresa.

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.

Seu e-mail foi adicionado a nossa lista. Em breve você receberá nossas novidades no seu e-mail