Você conhece a cobrança amigável? Descubra como ela pode ser útil para sua empresa no combate à inadimplência do seu cliente.
Infelizmente nenhum tipo de empresa está a salvo de ter clientes em situação de inadimplência. Ela traz impactos que podem se tornar bem sérios para a saúde financeira do negócio. Por isso é tão importante falar sobre a realização de cobranças!
Em situações complicadas pode ser necessário recorrer à justiça para resolver as pendências financeiras de seus clientes. Porém, existe uma outra maneira de recuperar o crédito: através de uma cobrança amigável.
Você sabe do que se trata a negociação amigável? imagina os benefícios que essa prática pode trazer para sua empresa? Continue sua leitura e saiba tudo sobre a metodologia amigável de cobrança:
O que é uma cobrança amigável?
Uma cobrança amigável se trata de uma abordagem extrajudicial que busca recuperar o crédito de um cliente devedor. Mantendo uma conversa pacífica e educada se inicia uma negociação entre o credor e o inadimplente.
A causa da inadimplência pode o esquecimento do seu cliente, ou ainda algum problema financeiro inesperado pelo qual ele está passando.
Nesses casos, uma abordagem mais educada e com empatia vai fazer com que o cliente tenha uma boa impressão de sua empresa, voltando a comprar com você, e até mesmo indicando sua empresa para amigos e familiares. Mesmo porque a situação é bem delicada para ambas as partes.
Porém, quando a pessoa em situação de inadimplência resiste, é necessário usar uma abordagem mais enérgica, terceirizando as cobranças da empresa.
Mas, voltando à cobrança amigável: agora que você sabe do que se trata e como ela pode ser benéfica, que tal entender como aplicar isso em sua empresa para lidar com a inadimplência?
O que é preciso para realizar uma cobrança amigável?
O processo de cobrança ideal de uma empresa inicia com uma cobrança amigável. Para fazer isso é preciso:
Estar preparado para fazer uma negociação: conheça todas as informações sobre a dívida: valores, juros, aquisições, data da compra e data do cancelamento. Depois, procure descobrir por que o cliente está inadimplente.
Também é preciso conhecer todas as possibilidades para a negociação: se é viável dar descontos, se o valor pode ser parcelado e outras opções cabíveis para sua empresa.
Ter respeito: a pessoa que contata o cliente devedor deve manter muito respeito durante toda a negociação evitando um tom forçado ou rude.
Controlar a situação: seja paciente e respeitoso, mas saiba comandar a negociação. Apresente mais de uma opção para resolver a questão dando ao cliente a possibilidade de escolher o que melhor se encaixa em sua atual situação financeira.
Procurar manter a fidelidade do cliente: mostre que você compreende a situação do cliente e o atenda muito bem para garantir que ele não desenvolva uma impressão negativa de sua empresa. Isso aumentará as chances de fidelização.
Vale destacar que pode ser que o cliente fique irritado com o contato para resolver a situação, por isso é importante levar estas dicas para dentro da empresa e saber como lidar com clientes bravos sem perder a linha.
O que diz a lei sobre a realização de cobranças
Para realizar cobranças amigáveis de maneira correta, é preciso saber o que diz a lei a respeito desse assunto!
A lei Nº 8.078 do Código de Defesa do Consumidor estabelece, no artigo 42, o seguinte: “Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”.
O artigo 42 também destaca que é possível deixar recado com terceiros sobre as tentativas de contato. Porém, jamais se deve falar sobre o que se trata!
Um outro artigo, de número 71, trata o assunto mais a fundo e destaca que é proibido “utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas, incorretas ou enganosas, ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer”.
Em caso de descumprimento das diretrizes previstas em lei, o seu negócio pode acabar lidando com problema sérios, inclusive multas e processos!
A aplicação da cobrança amigável para a redução da inadimplência
É um fato que existem muitas pessoas em situação de inadimplência. De acordo a Serasa Experian, o número de inadimplentes no Brasil era de 63,8 milhões em novembro de 2019.
Os dados de endividamento são grandes. Mas também é fato que as pessoas querem ter o seu poder de compra mantido. Isso significa que, com uma cobrança amigável, muitos clientes irão resolver a situação.
Por isso, ao optar por uma cobrança amigável, a situação, na grande maiorias das vezes, será resolvida facilmente. Caso isso não aconteça, é hora de tomar outras providências.
O ideal é que sua empresa tenha um roteiro a ser seguido, destacando as medidas que devem ser tomadas em cada tipo de situação. Assim, esse processo irá se tornar muito mais efetivo!
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