Por que devo usar inteligência artificial na cobrança?

inteligência artificial na cobrança

Conheça as vantagens em usar a inteligência artificial na cobrança e como ela melhora os resultados na recuperação de crédito.

Em um país onde 72,64 milhões de pessoas estão inadimplentes, a recuperação de crédito exige assertividade. Segundo dados do Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas do Serasa, as dívidas somam quase 395 bilhões de reais. Por esse motivo, as empresas precisam de inteligência artificial na cobrança, para que seja possível impulsionar a recuperação desses valores. 

Nesse contexto, a inteligência artificial é essencial, pois automatiza processos e orienta estratégias para um desempenho mais eficaz por parte da assessoria. Empresas que adotam essa tecnologia na recuperação de crédito lideram o setor, pois utilizam automação para reduzir o tempo gasto em tarefas repetitivas, de modo que os cobradores se concentrem nas atividades mais complexas.

Cobrança e inteligência artificial: por que uni-las?

De acordo com o Mapa de Inadimplência e Recuperação de Dívidas do Serasa 2024, o Brasil enfrenta uma realidade alarmante: quase 273 milhões de dívidas e 45% da população inadimplente. Esse cenário reforça a urgência de implementar estratégias mais eficazes que reduzam esse número.

inteligência artificial na cobrança
 Dados de setembro do Mapa de Inadimplência e Recuperação de Dívidas do Serasa 2024

Nesse sentido, depender apenas de chamadas não efetuadas ou contatos inválidos é um erro grave. Por isso, a tecnologia na recuperação de crédito traz uma influência promissora para o futuro, resolvendo esse problema. A aplicação de IA na cobrança oferece diversas ferramentas que tornam o processo mais produtivo, desde chatbots até sistemas de análise avançada.

Nos tópicos a seguir, vamos falar dessas funcionalidades e como utilizá-las a seu favor.

Transforme dados em informação

Para personalizar o atendimento de maneira eficaz, é preciso entender o perfil do cliente, a fim de que a comunicação seja efetiva e direta. 

Pode-se citar como exemplo entrar em contato com um idoso pelo WhatsApp, mesmo sabendo que as chances de retorno são baixas. Com a IA, as empresas identificam padrões de comportamento e preferências de comunicação, utilizando os canais mais adequados para cada um deles.

Além disso, a inteligência artificial na cobrança possibilita interações mais assertivas com o uso do NPL (processamento de linguagem natural), por exemplo. Ele consegue interpretar grandes volumes de texto não estruturados, como e-mails, mensagens de chat e feedbacks de clientes. Isso extrai informações úteis que orientam em como abordá-los. 

Outro benefício é conseguir visualizar de forma unificada os clientes e suas dívidas por meio da integração de dados, como sistemas de CRM, ERP e plataformas de pagamento que reduzem o tempo dos operadores. Por último, um grande diferencial ao adotar a IA, é a análise de sentimento do cliente. Essa ferramenta analisa o tom e a emoção em comunicações escritas ou verbais, como e-mails ou chamadas de atendimento, que ajuda a entender o estado emocional da pessoa e ajusta o tom das interações de cobrança.

Vantagens da IA na recuperação de crédito

A inteligência artificial vem acompanhada da eficiência. Isso porque a automação de tarefas como envio de lembretes, agendamento de contatos e triagem de casos reduz o tempo gasto em atividades manuais.

Além disso,  com análise de dados em tempo real, a IA permite criar abordagens sob medida para cada cliente, o que eleva a probabilidade de recuperação da dívida. Certamente há a redução de custos, já que minimiza a necessidade de intervenção humana em tarefas repetitivas.

Ao mesmo tempo, soluções como chatbots proporcionam interações rápidas com suporte imediato e respostas personalizadas. Isso eleva a satisfação do cliente e, consequentemente, as chances de recuperação.

A previsibilidade e a análise preditiva oferecidas pela inteligência artificial trazem um enorme diferencial para as empresas de cobrança. Essa capacidade permite que as organizações se antecipem a problemas potenciais e ajustem suas estratégias de forma proativa. 

Veja na imagem abaixo mais detalhes de como isso funciona:

Ao integrar a inteligência artificial nos processos de cobrança, o call center não apenas otimiza suas operações, mas também cria um ambiente mais favorável para a recuperação de crédito. 

Assim, o relacionamento com os clientes é fortalecido, assegurando resultados financeiros positivos.

A Bettega e a inteligência artificial

Na Bettega, acreditamos que a combinação de tecnologia de ponta com o toque humano é o caminho para rendimentos significativos.

Nossa abordagem integra a inteligência artificial na cobrança com a expertise de nossos profissionais, garantindo que cada interação seja eficaz e empática. 

A IA nos permite automatizar tarefas rotineiras e analisar grandes volumes de dados, enquanto nossos especialistas se concentram nas negociações mais complexas, obtendo soluções personalizadas para cada cliente. 

Assim, aliamos eficiência tecnológica com a sensibilidade humana, criando um processo de recuperação de crédito mais eficiente e humanizado. 

Fale conosco e veja como nossas ferramentas de recuperação de crédito ajudam sua empresa a transformar inadimplências em resultados. 

Conclusão

A inteligência artificial na cobrança transforma negócios que adotam essa tecnologia na recuperação de crédito.  Assim, elas conseguem melhorar suas taxas de recuperação e oferecer uma experiência superior para seus clientes. 

Nesse competitivo mercado, a IA é, sem dúvida, a chave para o sucesso.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter
Problemas com cobrança?

temos a solução para sua empresa.

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.