Como evitar a inadimplência?

Como evitar a inadimplência

Entenda como funciona e como evitar a inadimplência dentro da sua empresa e com os seus clientes, de forma simples e prática.

Muitas empresas no Brasil se deparam com um problema em comum: a inadimplência.

De fato, ela é capaz de fazer sua empresa sofrer consequências catastróficas, ainda mais com a crise econômica. Falta de capital de giro, atrasos com os fornecedores e muitas dificuldades em realizar os investimentos são algumas das consequências causadas pela inadimplência que podem levar sua empresa a falência.

Então, pensando nesse mal, construímos um artigo com dicas para você aprender como evitar a inadimplência no seu negócio.

4 dicas para você saber como evitar a inadimplência

1. Consulte a situação de cada cliente junto ao cadastro de inadimplentes

Os conhecidos nomes SPC e Serasa são cadastros de inadimplentes, ou seja, cadastro de pessoas que não pagam corretamente no prazo determinado. Sendo assim, eles servem justamente para que as empresas possam ter conhecimento adiantado se o cliente que deseja realizar uma compra a prazo tem alguma dívida que ainda não foi paga.

Portanto, se o consumidor em questão estiver presente em uma dessas listas, grandes serão as chances que a sua empresa também sofra com o não pagamento. Dessa forma, se faz muito importante a utilização da pesquisa nas listas do SPC e do Serasa para saber a situação de crédito do cliente.

2. Organize um processo de cobrança

Um processo de cobrança bem definido pode evitar que as suas dividas acabem se prolongando, ou seja, processos definidos evitam a inadimplência no longo prazo.

Assim, estabeleça metas como “onde será feito o contato” e “quanto tempo após o vencimento esse contato será feito”. Aliás, outros pontos que poderão ser incluídos é se será oferecido um desconto para o pagamento imediato e com quem se deve falar sobre.

Certamente um processo de cobrança inteligente e bem definido fará com que o seu negócio tenha a segurança de saber como agir em cada caso!

3. Armazenamento de informações do cliente

Ter um sistema que conte com todas as informações sobre o cliente é importante não apenas para melhorar o atendimento com o mesmo, mas também para garantir uma análise das ações realizadas.

4. Seja humano e comporte-se como tal

Tratar seu cliente de forma humanitária é essencial para construir e manter um bom relacionamento, tenha empatia e coloque-se no lugar dele quando for atendê-lo e imagine o quanto seria gratificante receber compreensão e ajuda em um momento em que você precisa. Uma boa relação entre a empresa e o consumidor melhora muito o ato de venda e compra.

É muito comum ver gestores tratando mal os inadimplentes de uma empresa. Isso faz com que um cliente não retorne para uma segunda compra e faça uma propaganda negativa para os conhecidos.

Lembre-se que a fidelização de um cliente vale muito mais do que uma parcela de crédito recuperado.

Outras maneiras de se prevenir

  • Prefira oferecer opções de pagamento em cartões de crédito e débito;
  • Não aceite pagamento com cheques;
  • Consulte o histórico do cliente em cadastros de proteção ao crédito;
  • Confirme sempre o RG, CPF e telefone do cliente;
  • Defina uma pessoa para fazer as cobranças;
  • Se for um cliente que costume voltar, avise que só venderá se a dívida for paga;
  • Cobre com educação e sem expor o cliente a constrangimentos;
  • Use as formas legais de cobrança: telefonema, carta de cobrança com aviso de recebimento e, em último caso, proteste o cheque ou boleto e proponha uma Ação de Execução ou Cobrança no Tribunal Especial de Pequenas Causas.

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