Descubra como lidar com a inadimplência escolar, além de realizar a cobrança em instituições de ensino superior.
Realizar a cobrança de mensalidades é bem diferente de cobrar por pendências financeiras pontuais. Afinal, se trata de uma conta que deve ser paga todo mês, o que demanda da aplicação de estratégias diferentes das utilizadas no comércio, por exemplo.
Esse é o cenário no setor educacional, e essa realidade se soma a algumas obrigações legais envolvidas nas cobranças, pois:
A instituição deve manter a prestação de serviços ao aluno mesmo que as mensalidades estejam atrasadas (É importante verificar o seu contrato, mas costumeiramente o serviço no ensino superior deve prosseguir até o fim do semestre). Além do mais, a multa aplicada nesses atrasos é de apenas 2%, um valor bastante baixo.
As taxas de inadimplência escolar, ou seja, no setor de ensino privado, costumam variar entre 10% e 30%. Contudo, momentos de crise podem fazer este número disparar.
Segundo o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) 43,5% das dívidas no setor de educação são do ensino superior. Já 33,7% estão em outras atividades de ensino como escolas de idiomas e cursos livres. Enquanto os cursos do ensino Infantil, fundamental e médio apresentam uma taxa de 15%.
A cobrança em instituições de ensino de maneira eficiente se faz necessária, pois a inadimplência é prejudicial para o financeiro e para a organização do seu planejamento anual. Por isso é importante que gestores saibam como combater esse problema, e como resolver a situação quando ela ocorrer.
Continue sua leitura e descubra como fazer a cobrança de mensalidades a fim de diminuir os impactos da inadimplência escolar dentro da sua instituição de ensino.
Tenha um responsável pela sua equipe de cobranças
Acompanhar as mensalidades que estão em aberto é essencial, e a melhor maneira de fazer isso é concentrando esse processo de verificação em uma só pessoa da sua equipe. Esta será a pessoa que irá administrar os resultados junto da equipe, e também poderá ser o contato com empresas de cobrança terceirizadas.
É claro que, caso a inadimplência escolar apresente grandes taxas, uma pessoa apenas não será suficiente para lidar com o processo do início ao fim.
Se este for o caso, procure deixar um responsável que reúna os dados dos inadimplentes, e uma equipe que faça uma análise de maneira conjunta, repassando a informação final para seus atendentes. Isso traz agilidade e eficiência nas cobranças.
Faça a cobrança da mensalidade através de diferentes canais
Procure utilizar mais de um canal de comunicação para enviar a cobrança da mensalidade, e faça isso com antecedência. É possível utilizar e-mail, WhatsApp e até mesmo lançar alertas através de SMS.
Caso sua instituição utilize algum portal para se comunicar com os alunos, é possível disponibilizar boletos ou avisos por ele, garantindo que a data de pagamento não seja esquecida por ninguém. Mesmo porque é muito comum que as pessoas esqueçam as datas de vencimento de boletos e outras contas.
Contar com diversos canais para cobrança é a melhor maneira de evitar a inadimplência escolar que ocorre porque a data de pagamento acabou sendo esquecida!
Por isso é importante destacar: utilize a tecnologia para realizar as cobranças em sua instituição de ensino superior!
Focar apenas nas ligações telefônicas para contatar um aluno inadimplente é complicado, afinal muitas pessoas não costumam atender ligações de números desconhecidos.
Por isso conte com as redes sociais, sistemas de gestão e bancos de dados digitais para garantir que o contato seja realizado, e o crédito seja recuperado.
Identifique quais alunos estão em situação de inadimplência
Após a data de vencimento das mensalidades dos alunos, verifique quais não realizaram o pagamento. É importante aguardar ao menos 3 dias úteis para a compensação do pagamento.
Caso a inadimplência seja constatada, é hora de entrar em contato com os alunos e procurar solucionar a pendência.
Procure facilitar o pagamento das mensalidades
É importante ter flexibilidade na maneira do aluno realizar o pagamento da mensalidade. Para isso, conte com a opção de cartão de crédito e débito, pagamento online, boleto e até mesmo recebimento na própria instituição.
Tornar esse processo mais fácil para o aluno ou para seus pais e responsáveis ajuda a diminuir a probabilidade da inadimplência ocorrer.
Faça uma cobrança amigável
A inadimplência é uma situação bastante complicada por si só. Portanto, uma cobrança amigável se faz necessária para evitar que a relação entre a escola e seus alunos, pais ou responsáveis, acabe abalada.
A cobrança amigável é uma abordagem extrajudicial e bastante educada para, enfim, recuperar o crédito de um cliente devedor.
Você pode saber mais sobre como ela funciona lendo o post: Você conhece a cobrança amigável? Descubra como ela pode ser útil para sua empresa
Procure gerar boletos novamente
Caso o aluno perca o seu boleto ou atrase o pagamento, uma maneira de evitar que ele demore ainda mais para resolver a situação é gerando um boleto novamente. Quando for fazer isso, atualize a data de vencimento adicionando o valor da multa e dos juros já acumulados.
Lembre-se de enviar esse novo boleto em diversos canais para garantir que o aluno encontre a mensagem.
Separe os alunos em grupos para avaliar da melhor forma os inadimplentes
Ao organizar seus alunos em grupos fica mais fácil analisar o perfil dos inadimplentes em sua instituição.
Categorize por: alunos que atrasam esporadicamente e inadimplentes frequentes. Caso sua instituição saiba quais alunos pagam sua própria mensalidade e quais contam com a ajuda dos pais ou responsáveis, ficará mais fácil lidar com a situação, e até mesmo compreender quando a pendência for devido a uma emergência ou a perda de um emprego, por exemplo.
Renegocie a pendência dos alunos
Tendo conhecimento da situação e da causa da inadimplência de cada aluno, ficará mais fácil renegociar o valor pendente. Seguindo o passo anterior e dividindo seus alunos por grupos, o responsável pela inadimplência saberá como lidar da melhor maneira com cada caso.
Para garantir a quitação da dívida é possível contar com estratégias como o parcelamento em cartão de crédito.
Conte com a terceirização de cobranças
Como destacado no início do texto, a cobrança em instituições de ensino pode ser uma coisa bastante complicada. Afinal, algumas questões judiciais devem ser levadas em conta no processo.
Por isso mesmo, é importante contar com uma empresa especializada em cobranças para ajudar sua escola com a questão. Assim, as pessoas contatando alunos, pais ou responsáveis para resolver a inadimplência serão profissionais no assunto.
A terceirização de cobranças traz muitos benefícios para o setor de ensino, como:
- A equipe da escola pode focar seus esforços em outras questões pedagógicas, ou mais burocráticas da administração da escola;
- A firma terceirizada é especializada e saberá como negociar as pendências minimizando os problemas de reclamação dos clientes;
- Os custos de realizar cobranças por conta própria diminuem e a negociação apresenta melhores resultados como aumento da taxa de recuperação de crédito;
- Com a terceirização da cobrança, o relacionamento com alunos, pais e responsáveis se torna melhor. Isso porque a inadimplência é uma situação delicada, e pode acabar deixando o cliente desconfortável com a escola caso alguém do financeiro estiver tentando resolver o problema;
- O tempo para solucionar o problema é menor quando uma empresa terceirizada cuida do assunto. Afinal, ela possui o know how para resolver a inadimplência rapidamente.
Conclusão
Não deixe de colocar essas dicas em prática em sua escola e veja seu financeiro dando melhores resultados, evitando a inadimplência!
Se você quer saber mais sobre como a Bettega pode ajudar a sua empresa a recuperar créditos e fidelizar clientes, não deixe de explorar nosso blog. Temos uma série de artigos que podem transformar a forma como você encara a recuperação de crédito.