Bettega Digital - Por que terceirizar as cobranças de uma instituição de ensino superior?

Quer negociar dívidas?

Por que terceirizar as cobranças de uma instituição de ensino superior?

28/10/2020Por: Alan ArmstrongCategoria: Cobrança
Terceirizar as cobranças em instituições de ensino | Bettega

A inadimplência em instituições de ensino é um problema muito comum no Brasil. A situação é principalmente séria no ensino superior privado, que vem registrando altas taxas de não pagamento de mensalidades.

Com essa situação, se torna indispensável ter estratégias para realizar a recuperação de crédito e descobrir como combater a inadimplência no setor educacional.

Há mais do que uma solução possível. Sua instituição pode desenvolver uma política de cobranças, ou pode tentar entrar em contato com cada devedor de forma mais incisiva. Ou, ainda, é possível buscar essa recuperação de crédito de forma judicial.

No entanto, essas opções são demoradas, caras e muitas vezes não trazem o resultado esperado. Por isso: a estratégia ideal é terceirizar a cobrança da sua instituição de ensino! 

Quer saber por quê? Então continue sua leitura e entenda mais sobre as vantagens da terceirização com uma empresa de cobrança especializada para a recuperação de crédito no ensino superior.

A realidade da inadimplência no ensino superior privado

Antes de discutir as formas de lidar com a inadimplência no setor de ensino superior, é preciso compreender a magnitude do problema – que não é uma novidade, mas parece estar piorando.

Por muito tempo, a inadimplência vem sendo um sério problema para as instituições de ensino superior privadas. Afinal, o não recebimento das mensalidades causa um rombo considerável no faturamento do seu negócio, não é?

Quando esse desfalque financeiro cresce demais, você passa a ter dificuldades para investir em melhorias da instituição e até para aplicar estratégias de captação de novos alunos. O problema pode até causar a queda na qualidade do seu ensino. 

No primeiro semestre de 2019, os números da inadimplência já eram consideráveis. 15,8%, dos estudantes de instituições de ensino superior possuíam mensalidades atrasadas o bastante para entrarem serem vistos como devedores.

No entanto, a pandemia piorou ainda mais o problema, como indica a 3ª Pesquisa Cenário Econômico das Instituições de Ensino Superior Privadas do Instituto Semesp. 

O estudo aponta que a inadimplência nas mensalidades de instituições de ensino superior cresceu 51,7% em maio de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019.

Se antes os números já passavam dos 15%, agora a taxa alcançou 23,9% de estudantes inadimplentes. Isso quer dizer que quase 1 a cada 4 alunos possui mensalidades em atraso.

O problema é sério, pois significa que sua instituição de ensino está perdendo quase um quarto do seu faturamento todo mês. E isso fica ainda mais complicado considerando as dificuldades que a pandemia criou para a hora de captar novos alunos.

Então, ao considerarmos o tamanho do desafio, fica claro que é preciso ter uma recuperação de crédito verdadeiramente eficiente. E não é só isso. Também é essencial retomar esse valor sem perder alunos, para garantir a continuidade da sua instituição de ensino.

É aí que entra a cobrança amigável e inteligente de uma empresa de cobranças. Em uma empresa como a Bettega Digital, a recuperação de crédito é eficiente, amigável e ainda é feita pensando em manter seus alunos na instituição.

Inclusive, no caso de alunos inativos, que interromperam o curso por inadimplência, a empresa busca renegociar os valores e trabalhar para o retorno do estudante.

E essas são apenas algumas das vantagens. Saiba mais sobre os benefícios de uma empresa de cobranças e entenda por que você precisa dela:

Os benefícios de terceirizar as cobranças no ensino superior

Terceirizar as cobranças em instituições de ensino | Bettega

A maneira mais prática e eficiente de conseguir a recuperação de crédito no ensino superior é contando com uma empresa de cobranças especializada no setor. 

Mas antes de falar sobre os benefícios da terceirização de cobranças, é importante saber que há outras opções, mas que não são, nem de longe, tão eficientes quanto terceirizar o processo.

Primeiro, sua instituição pode buscar fazer suas próprias cobranças, destacando colaboradores para entrarem em contato com os alunos devedores.

Contudo, essa opção é pouco eficiente, pois a pessoa encarregada acaba não sendo especialista em cobranças e não conseguindo uma boa recuperação de crédito. 

Além disso, uma cobrança mal feita pode acabar prejudicando a imagem da sua instituição, ou mesmo criando problemas jurídicos. 

E tem mais: com esse tipo de estratégia, você vai precisar separar pessoas da sua equipe para focar no contato com os devedores. Isso definitivamente prejudica a eficiência do seu trabalho normal.

Sem falar que sua instituição de ensino não conta com tecnologias adequadas, enriquecimento de dados e outras funções digitais para uma cobrança realmente eficiente.

Outra possibilidade é apelar para a cobrança judicial. No entanto, essa deve ser apenas a última opção, quando todas as outras estiverem esgotadas.

Isso porque uma cobrança judicial exige muitos gastos e um considerável investimento de tempo da sua equipe. Além disso, esse processo também é muito mais demorado, o que atrasa sua recuperação de crédito.

Por fim, essa estratégia causa um desgaste no relacionamento dos alunos com sua instituição de ensino. Afinal, o processo judicial é algo muito extenuante para todas as partes envolvidas.

Sabendo disso tudo, podemos, falar sobre as vantagens de terceirizar a cobrança e mostrar por que ela é a melhor opção para sua instituição de ensino. Confira:

1. Os melhores resultados na cobrança extrajudicial

Uma boa empresa de cobranças tem tudo para conseguir recuperar o crédito de seus alunos devedores com muito mais agilidade e eficiência. 

Escolhendo a empresa certa, você recebe o valor das mensalidades atrasadas em um percentual muito maior do que se fizesse as cobranças internamente. 

Além disso, com a cobrança extrajudicial, esses resultados vêm com muito mais velocidade do que se você optasse por levar as dívidas para a justiça.

2. Equipe especializada para cobranças

Ao terceirizar, você passa a contar com uma equipe totalmente especialista no contato com devedores. São pessoas com as melhores técnicas e estratégias para recuperação de créditos em uma cobrança amigável e extrajudicial.

Afinal, essa é a função exclusiva de uma empresa de cobrança. Por isso, cada cobrador vai estar constantemente se atualizando para ter os melhores resultados.

Também vale a pena buscar uma empresa como a Bettega Digital, que seja especializada na recuperação de créditos de instituições de ensino. Assim as cobranças serão mais precisas e inteligentes.

3. Manutenção da fidelização dos seus estudantes

Este não é um bom momento para perder estudantes, não é? Por isso, contar com uma empresa de cobranças é a melhor opção!

Através de uma cobrança amigável, personalizada e inteligente, uma empresa terceirizada vai conseguir receber a dívida do estudante sem prejudicar a relação dele com a sua instituição de ensino.

4. Cobranças com tecnologia e inteligência

Terceirizar as cobranças em instituições de ensino | Bettega

Uma empresa de cobrança eficiente vai contar com excelentes ferramentas digitais para realizar a recuperação de crédito de maneira muito mais inteligente. Inclusive com enriquecimento de dados, para encontrar o devedor e cobrá-lo da melhor maneira – e no melhor horário – possível.

Assim, a empresa vai fazer uma cobrança do jeito certo e no tempo certo, para conseguir os melhores resultados com o menor custo operacional.

5. Mais economia nas cobranças

Os custos de terceirizar seu processo costumam ser consideravelmente menores do que se você fizer as cobranças de forma judicial. Isso faz muita diferença no seu faturamento.

Além disso, contratar uma empresa pode ser até mais barato do que fazer as cobranças internamente. Afinal, você não precisa pagar funcionários e deslocar parte do tempo de trabalho da sua equipe para esse processo.

6. Diversas formas de contato

Como você entra em contato com seus estudantes devedores? É preciso levar em conta que nem todos vão atender no mesmo tipo de meio de comunicação, não é?

Por isso, uma empresa de cobrança vai ter contatos via telefone, redes sociais e muito mais, para oferecer uma recuperação de crédito garantida.

7. Flexibilidade nas formas de pagamento

Nem sempre sua instituição de ensino poderá parcelar as dívidas dos estudantes, ou ter flexibilidade nas formas de pagamento.

Já uma empresa de cobrança é especialista nisso. Ela vai ter facilidade no parcelamento e várias opções diferentes para recuperar o crédito, desde cheques e boletos até o cartão de crédito.

8. Maior controle dos recebimentos 

Quando você terceiriza suas cobranças, todas as dívidas vão para as mãos dessa empresa, que além da função de cobrar os alunos devedores, também deve apresentar relatórios para o seu acompanhamento.

Isso beneficia sua instituição de ensino, que terá um controle completo e bastante fácil das dívidas de seus estudantes.

Conclusão: terceirize a cobrança na sua instituição de ensino

Com todas essas vantagens, fica claro que se você quiser receber as mensalidades atrasadas, o melhor caminho é contar com uma empresa de cobrança.

Mas lembra: para conseguir tudo isso, é preciso escolher a empresa certa para sua instituição de ensino. Ela precisa ter:

  • Experiência de mercado;
  • Especialização com o setor de ensino superior;
  • Uma equipe preparada e especializada para oferecer os melhores resultados;
  • Tecnologias digitais para mais eficiência;
  • Responsabilidade no atendimento ao cliente;
  • Estratégias de cobrança extrajudicial e amigável;
  • Um histórico de clientes satisfeitos com o seu trabalho.

Tudo isso faz parte do que a Bettega Digital pode te oferecer. Resolva o seu problema de inadimplência com a gente e tenha resultados com muito mais eficiência e rapidez. Entre em contato com a gente.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter
Problemas com cobrança?

temos a solução para sua empresa.

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.

Seu e-mail foi adicionado a nossa lista. Em breve você receberá nossas novidades no seu e-mail