Como escolher uma empresa de cobrança para o varejo ou saúde?

empresa de cobrança

Na hora de terceirizar cobranças no varejo ou no setor de saúde, é preciso saber como escolher a empresa de cobrança certa. Confira!

No setor de varejo ou de saúde, lidar com a inadimplência de seus clientes precisa ser uma prioridade. O não recebimento de contas e mensalidades pode afetar profundamente o seu negócio!

No entanto, a complexidade tanto dos processos de cobrança no varejo quanto da cobrança no setor de saúde exigem técnicas e práticas bastante aprimoradas. É por isso que terceirizar a cobrança é uma boa opção.

Assim, você pode designar essa tarefa complexa para uma equipe totalmente capacitada para lidar com ela – ganhando a possibilidade de focar todo o trabalho da sua equipe em outros setores importantes para o seu sucesso.

Se você ainda não tem certeza, confira no nosso blog: Os benefícios da terceirização de cobrança para sua empresa.

Mas se você já entendeu o quanto uma empresa de cobrança pode te ajudar, é hora de saber como escolher a melhor terceirização para seus processos de cobranças. Preste atenção nestes detalhes antes de tomar a sua decisão!

Terceirização de cobranças: 9 dicas para saber como escolher a melhor empresa

É hora de escolher uma empresa de cobrança para lidar com seus clientes inadimplentes e reduzir a situação de inadimplência na sua empresa.

No entanto, é preciso pensar muito bem para conseguir ter os melhores resultados e reduzir custos na hora de cobrar os inadimplentes. Para isso, você deve escolher com cuidado quem vai ser a responsável pelos seus serviços de cobrança.

Confira nossas 9 dicas e saiba como escolher a melhor empresa de cobrança.

1. Analise a experiência de mercado 

O serviço de cobrança é algo complexo, que exige um trabalho realmente capacitado e, de preferência, experiente.

Se a empresa de cobrança tem estado no mercado há anos e se mantém atualizada e relevante para o setor, é sinal de um trabalho bem feito, que vai oferecer os melhores resultados para você reduzir a inadimplência em seu negócios.

Isso também mostra que ela vem sendo aprovada pelos seus clientes, o que garante sua longevidade no mercado. É outro bom sinal para sua terceirização de cobranças.

É claro que novas empresas de cobrança também podem oferecer um ótimo serviço. Por isso é importante conferir todas as dicas, levando em conta a experiência de mercado entre as demais.

2. Confira a reputação da empresa de cobrança

Esta dica complementa a anterior. Se uma empresa já está no mercado há algum tempo, ela certamente coleciona vários clientes, não é?

Por isso, antes de contratar os serviços de cobrança de uma empresa, avalie como é sua reputação no ramo. O que os clientes dizem costuma mostrar muito sobre o que uma assessoria de cobrança tem a oferecer.

O primeiro lugar para conferir essa reputação é no próprio site da empresa. 

Confira se ela tem cases de sucesso ou depoimentos para apresentar. Esse já é um termômetro de qualidade, afinal, um cliente só vai permitir que seu nome seja vinculado dessa forma se ele estiver satisfeito com o serviço prestado.

Mas não se limite ao site! Ali vão estar apenas as visões positivas a respeito dos serviços de cobrança. Para encontrar outras opiniões, vale a pena visitar sites como o Reclame Aqui, que exibem opiniões variadas sobre qualquer negócio.

Outra ótima opção é procurar avaliações sobre a empresa nas redes sociais, já que lá as pessoas têm liberdade para opinar da forma que preferirem. Além disso, faça uma pesquisa no Google com o nome da empresa. Se ela possui uma reputação muito negativa, isso pode aparecer em notícias e outros tipos de relatos na internet.

3. Avalie se ela tem expertise com cobrança no varejo/ cobrança no setor de saúde

A cobrança não funciona exatamente da mesma forma para qualquer setor, não é? Cada tipo diferente de negócios possui suas especificidades, que precisam ser levadas em conta na hora de cobrar clientes e evitar a inadimplência.

Por isso, é essencial que você busque uma empresa que esteja em sintonia com o seu setor. 

Se você trabalha com varejo, é preciso que a empresa de cobrança entenda o tipo de cliente com quem você lida, conheça a realidade do crediário no varejo e esteja pronta para essas situações.

Se sua empresa é na área da saúde, a empresa precisa compreender a cobrança em mensalidades, a possibilidade de cancelar contratos e também a dificuldade que alguns clientes podem enfrentar.

Leve isso em conta e descubra o que essa empresa pode oferecer antes de escolhê-la para realizar seus processos de cobrança.

4. Leve em conta o custo-benefício das taxas de serviço

Quando você busca uma empresa de cobranças, seu principal foco precisa ser nos resultados: os clientes devem pagar e esse dinheiro precisa ir para o seu caixa!

No entanto, para que todo esse processo de terceirização de cobranças dê certo, o retorno financeiro precisa valer a pena comparado com o valor investido.

Geralmente, o valor realmente vale a pena, já que a cobrança por empresas especializadas é muito eficiente e os gastos muitas vezes são ainda menores do que se você lidasse com a inadimplência internamente. Correndo risco de nunca receber!

Ainda assim, é importante conferir as taxas de comissão a serem pagas.

Nesse sentido, uma empresa de cobrança com custo operacional menor pode oferecer taxas mais atrativas para seus processos de cobrança.

Ao mesmo tempo, não dá para simplesmente pegar a empresa que oferece os menores preços. Muitas vezes, o que é muito barato pode ter baixa qualificação ou menores resultados. Por isso, considere esse elemento junto com os demais e busque o melhor custo-benefício.

5. Analise a capacitação da equipe

Esse elemento é fundamental para o sucesso de um serviço de cobrança. A equipe de cobrança é a alma da empresa – são eles que entram em contato com o cliente, negociam, apresentam possibilidades e conseguem fechar acordos.

Por isso, antes de terceirizar suas cobranças, é preciso saber se a empresa possui uma equipe muito bem capacitada, entenda de técnicas de contato, use a régua de cobrança, conte um um script e receba atualizações e treinamentos frequentes.

6. Confira se a empresa conta com tecnologia

Hoje em dia, cada vez mais tecnologias são desenvolvidas para serviços de cobrança. Isso envolve sistemas de gestão, automatização dos processos, precisão na cobrança, facilidade para encontrar os clientes devedores, canais digitais e muito mais.

A tecnologia oferece mais eficiência na cobrança, o que significa mais resultados para o processo todo!

Além disso, ela dá agilidade e facilidade para o serviço de cobrança, diminuindo os custos.

Também vale a pena avaliar se a empresa possui a tecnologia para realizar o enriquecimento de dados, encontrando mais informações sobre o cliente. Isso significa deixar seus cadastros muito mais completos e facilitar tanto na cobrança quanto em vendas no futuro.

7. Veja quais serão as condições de pagamento para o cliente

Outro ponto que vale a pena verificar para garantir os resultados é que tipo de condições de pagamento a empresa de cobrança oferece.

Para que os clientes possam realmente se livrar de sua inadimplência, é importante que a empresa de cobrança ofereça opções, saiba negociar e realmente apresente bons resultados a partir disso.

Afinal, isso tudo é para garantir que os clientes possam pagar as suas dívidas com facilidade, melhorando o seu financeiro e permitindo que esse cliente possa voltar a comprar.

8. Analise como vai ser a prestação de contas

Uma empresa de cobrança terceirizada precisa prestar contas de seus processos! Afinal, você precisa saber se as metas estão sendo alcançadas e se os resultados realmente estão valendo a pena.

Para isso, essa empresa precisa apresentar relatórios precisos e frequentes, e oferecer um bom suporte e atendimento para a sua equipe. Dessa forma, todos estarão sintonizados e será mais fácil ter bons resultados.

9. Leve em conta os valores da empresa

Por último, é preciso ter certeza de que você sabe com quem está fazendo negócios. É preciso contratar uma empresa em que você possa confiar, afinal, a terceirização de contas funciona como uma parceria.

Para evitar problemas que acabam sobrando para você e seu negócio, é essencial saber se a empresa de cobrança realmente cumpre as leis do Código de Defesa do Consumidor.

Além disso, a empresa também precisa levar a sério o cumprimento das leis trabalhistas. Se não, é possível que você também acabe penalizado ao terceirizar o serviço de cobrança com ela.

Conclusão: conheça a Bettega

Como vimos, terceirizar cobranças pode ser o melhor caminho para fugir da inadimplência. Mas isso exige que a empresa contratada seja realmente capacitada.

É por isso que você precisa conhecer a Bettega, uma empresa de cobranças que está no mercado desde 2009, com muita experiência nos setores de varejo e de saúde.

Contando com bastante tecnologia e um formato inteligente, a Bettega tem um custo operacional menor. O que deixa o valor de suas taxas muito mais atrativo sem prejudicar a qualidade do serviço. Ou seja, é o perfeito custo-benefício.

Além disso, a equipe é altamente capacitada e o uso da inteligência digital é mais um diferencial, fazendo da Bettega a empresa certa para sua terceirização de cobranças. 

Quer ter certeza de que a Bettega pode te ajudar? Acesse nosso site e confira tudo isso e muito mais!

empresa de cobrança
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter
Problemas com cobrança?

temos a solução para sua empresa.

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.