Como Reduzir a Inadimplência Em Seu Negócio

06/07/2016Por: andreCategoria: Inadimplência

A saúde financeira do seu empreendimento pode ser colocada em risco quando os devedores não pagam em dia o valor combinado. Além de ser um imenso aborrecimento isso pode atrapalhar o fluxo de caixa da empresa. Pensando em como manter a saúde financeira do seu negócio dia, organizamos 5 dicas que podem ser úteis na redução da inadimplência no seu negócio. Confira:

Ficha Limpa

O primeiro passo a ser dado é a consulta aos serviços de análise de crédito, como o Serasa, para saber como anda a situação financeira do cliente.

O serviço mais simples para saber a situação financeira de um cliente é a consulta de cheques. Ela mostra se o cliente tem histórico de cheques sem fundo, sustados, roubados e extraviados.

A consulta de crédito também é outro serviço que pode ser útil. Ela revela pendências de pagamentos e protestos.

Investigação

Com toda a tecnologia existente é muito importante aliar-se a ela para não correr riscos futuros. Em uma busca online é possível descobrir pistas sobre a situação do cliente.

Entretanto, lembre-se: uma busca online é um bom recurso para clientes distantes, mas não substitui a visita presencial.

Histórico

É muito importante saber diferenciar, entre tantos, os bons e os maus pagadores. Para isso, é necessário ter um histórico de pagamentos.

Os dados podem dar aquela ajudinha na hora de saber quem sempre pagou corretamente, mas atrasou uma vez ou duas por problemas momentâneos de quem realmente é inadimplente de carteirinha. Além de serem muito importantes para definir futuras estratégias e metas a seres seguidas.

Pagamentos

Uma boa recomendação é premiar os bons pagadores com descontos e parcelamentos mais flexíveis. Essa estratégia se aplica, principalmente, para empresas que já possuem um fluxo de caixa mais complexo. O oposto também poderá ser aplicado aqui para os clientes inadimplentes.

Lembre-se de procurar saber o motivo da inadimplência e, se for possível, dê alternativas e prazos maiores para o pagamento ser realizado. Às vezes, a inadimplência pode ser apenas um momento financeiro difícil para o cliente.

Cobrança

Quanto maior for o atraso do pagamento, mais distante estará a chance do cliente quitar a divida. Por isso a importância em não deixar o período de prazo vencido se estender. Lembre-se de cobrar o cliente desde o primeiro dia de atraso. No entanto, existem leis que asseguram os clientes, quando for cobrá-los, lembre-se de manter a educação e evite constrangê-lo.

Você pode se interessar pelo nosso post Como lidar com a inadimplência de seus clientes.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter
Problemas com cobrança?

temos a solução para sua empresa.

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.

Seu e-mail foi adicionado a nossa lista. Em breve você receberá nossas novidades no seu e-mail