Saiba como a cobrança com regularidade aumenta as chances de recuperação de crédito

11/01/2021Por: Ney Eurico PereiraCategoria: Cobrança
Como realizar cobrança com regularidade | Bettega

O Brasil é um país com altos níveis de inadimplência. E isso se prova com os números obtidos através de pesquisas feitas por todo o território nacional. 

Segundo uma pesquisa nacional da CNC, em agosto de 2020 o número de famílias endividadas por cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado, crédito pessoal, carnê de loja, prestação de carro e prestação de casa, era de 67,5%. Em agosto do ano anterior, esse número estava em 64,8%. 

Dentro do seu negócio, como está a taxa de clientes nesta situação? Quando não é resolvida, a inadimplência tem o poder de prejudicar seriamente seus resultados financeiros. 

Mas para poder lidar com esse problema, é preciso realizar uma gestão das cobranças de maneira realmente eficiente. Afinal de contas, existem muitas informações e ações envolvidas no processo. 

Antes de tudo, é interessante estabelecer ações para evitar a inadimplência. Contudo, depois que ela se torna uma realidade, é preciso resolver a situação. Para isso, surge a estratégia da recuperação com regularidade, que aumenta as chances de recuperação de crédito

Quer saber como colocar essa estratégia em prática dentro da sua empresa? A resposta está nos seguintes tópicos:

Tenha maior controle sobre o fluxo de caixa
Estabeleça um relacionamento positivo com o cliente
Tenha uma política de cobrança
Conte com a terceirização de cobranças
Defina prazos e abordagens

Continue sua leitura e entenda mais sobre o assunto: 

Tenha maior controle sobre o fluxo de caixa 

Analisar e controlar o dinheiro que entra e sai da sua clínica são dois fatores essenciais quando se fala sobre estratégias para evitar a inadimplência. 

Por isso, ter controle sobre o fluxo de caixa da sua empresa é o primeiro passo para ter uma gestão de cobranças mais eficiente. O acompanhamento dos recebimentos e dos valores que seguem em aberto deve ser feito diariamente. 

É importante deixar uma pessoa da sua equipe responsável por essa tarefa. Ela deverá comparar os resultados com os dias e até mesmo os meses anteriores, compreendendo os momentos em que seu caixa teve menos recebimentos.

Para que o processo de recuperação com regularidade seja implantado, este primeiro passo não pode ser deixado de lado. 

Estabeleça um relacionamento positivo com o cliente 

Como realizar cobrança com regularidade | Bettega

Seguindo o passo anterior, sua empresa saberá quais clientes estão em situação de inadimplência. Com essa informação em mãos, é hora de partir para a parte mais prática da recuperação de crédito: a cobrança. 

O ideal é prezar por realizar uma cobrança amigável. Dessa maneira, será possível manter um relacionamento positivo com o cliente. Afinal, a situação por si só é bem delicada! 

Para fazer isso é preciso que sua equipe saiba realizar as seguintes ações: 

  • Negociação: conhecer todas as informações sobre a dívida, principalmente o valor, juros, aquisições, data da compra e data do vencimento. 
  • Compreensão: é importante que a equipe de cobrança saiba por que o cliente está inadimplente.
  • Respeito: a pessoa que contata o cliente devedor deve manter muito respeito durante toda a conversa, procurando evitar um tom forçado ou rude. 
  • Controle: ser paciente e respeitoso, sabendo comandar a negociação, é essencial. Sua equipe deve apresentar mais de uma opção para resolver a questão dando ao cliente a possibilidade de escolher a que melhor se encaixa em sua atual situação financeira. 

Vale destacar que pode ser que o cliente fique irritado com o contato para resolver a situação, por isso é importante levar essas dicas para dentro da empresa e saber como lidar com clientes bravos sem perder a linha

De maneira geral, seguindo estas instruções, sua empresa estará fidelizando seus clientes, mostrando respeito por eles nesse momento delicado. 

Saiba mais sobre esse tipo de cobrança no artigo: Você conhece a cobrança amigável? Descubra como ela pode ser útil para sua empresa.

Tenha uma política de cobrança

Como realizar cobrança com regularidade | Bettega

Uma política de cobrança funciona como uma orientação geral do processo adotado pela sua empresa na hora de lidar com um cliente inadimplente. Se trata de um passo a passo, descrevendo todas as ações que devem ser realizadas na recuperação de crédito.

No documento que guiará sua política de cobrança deve existir um cronograma para notificar e cobrar o devedor, além de estratégias de relacionamento com ele. Dessa maneira, as chances de recuperação do crédito aumentam bastante. 

Para ter uma política de cobrança eficiente em sua empresa é importante considerar os seguintes fatores:

1. Entender a legislação que diz respeito às cobranças

2. Ter um cadastro de clientes sempre atualizado

3. Antecipar a inadimplência, avaliando os padrões de seus clientes

4. Estabelecer os limites de crédito de sua empresa

5. Estruturar um manual de cobranças

Depois que sua política de cobrança for criada, é importante que você comece a usá-la na prática. Por isso, apresente o documento completo para sua equipe e realize treinamentos para garantir que todos compreendam o processo e saibam aplicar as estratégias na prática. 

Vale destacar que esse treinamento é essencial e que, caso novas pessoas sejam contratadas para realizar o processo de cobrança em sua empresa, as informações do guia devem ser compartilhadas com elas. 

Isso irá ajudar sua equipe a realizar cobranças de maneira eficiente, que resulte na recuperação de crédito. 

Conte com a terceirização de cobranças 

Ao decidir realizar a terceirização de cobranças em sua empresa, você passará a contar com uma equipe de profissionais qualificados para esse fim. Empresas especializadas passam por treinamentos próprios e personalizados para cada tipo de cobrança. 

Terceirizando suas cobranças com uma empresa que é voltada somente para esse objetivo, você estará direcionando o trabalho para especialistas que possuem as ferramentas certas e que buscam constantemente novas tendências na área. Como resultado, as taxas de recuperação de crédito serão maiores do que quando o processo é feito internamente.

Você também evita a necessidade de aumentar a sua equipe, ou investir em mais treinamentos, o que demandaria a aplicação de mais dinheiro do seu caixa! 

Também é preciso lembrar que a inadimplência é volátil, ou seja, em alguns períodos ela estará maior e em outros ela pode diminuir. Então pode ser que por alguns períodos, sua equipe de cobrança fique sem ter muito o que fazer. Isso significa que você estaria pagando por funcionários em ócio. 

A flexibilidade de demanda de cobrança na terceirização traz uma série de vantagens para que a negociação seja ágil e eficiente, independentemente do número de clientes inadimplentes. 

E, por fim: você, gestor, assim como sua equipe, poderão estar cem por cento focados na organização e no planejamento estratégico da empresa.

Os principais benefícios da terceirização de cobranças são:

1. Ajuda a promover a fidelização de clientes no seu negócio: através de uma abordagem amigável. 

2. Promove mais controle sobre os pagamentos pendentes de seus clientes: uma vez que o gestor recebe um relatório de todos os clientes cuja inadimplência foi resolvida ou negociada. 

3. Entrega economia de tempo e de recursos da empresa: pois sua equipe poderá se dedicar a realizar outras ações importantes em sua empresa. 

4. Garante mais agilidade na solução de problemas: porque toda a situação é resolvida por uma equipe de profissionais especialistas no assunto. 

5. Oferece maior flexibilidade nas alternativas de cobrança: pois o processo acontece através de pessoas treinadas para realizar a negociação. 

Entenda mais sobre o assunto lendo o artigo: Os benefícios da terceirização de cobranças para sua empresa

Está pronto para realizar a terceirização das cobranças de dívidas em sua empresa? Então conte com a Bettega Digital! Somos especialistas no assunto e temos uma taxa de 100% de satisfação dos nossos clientes. 

A Bettega Digital realiza a organização e análise de dados e, assim, aumenta a efetividade da operação de cobrança.

Somado a isso, utilizamos diversas ferramentas digitais que facilitam o contato com o cliente durante a negociação, aumentando a chance de recebimento de dívidas.

O processo de cobrança terceirizada acontece da seguinte maneira: 

  1. Análise e organização

A Bettega Digital organiza e analisa todos os dados enviados pela sua empresa, dando o tratamento adequado para realizar a cobrança mais eficiente.

  1. Localização

Realizamos a localização e segmentação dos perfis de seus clientes devedores, para adequarmos as ações de forma mais efetiva.

  1. Contato

Contatamos o cliente devedor através de mensagem, e-mail, WhatsApp e ligações, buscando realizar a melhor negociação para a recuperação de crédito.

Saiba mais sobre a terceirização de cobranças na Bettega Digital

Defina prazos e abordagens 

Independentemente da decisão do gestor de terceirizar ou não suas cobranças, é importante que ele se preocupe em definir prazos e abordagens para que a recuperação de crédito realmente aconteça. 

Caso sua empresa ainda não saiba fazer isso, é importante que se defina uma régua de cobrança. Ou seja, uma planilha que apresente como e quando é preciso contatar seu cliente durante todo o processo de cobrança: desde ações que antecedem a data final de pagamento, até as cobranças necessárias depois da data de vencimento. 

Não sabe o que é essa ferramenta, ou não imagina como criar uma para sua empresa? Então confira o eBook e aprenda na prática através deste modelo pronto desenvolvido pelos especialistas da Bettega Digital: 

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