Descubra neste artigo como realizar a cobrança com regularidade e ter uma boa taxa de recuperação de crédito em sua empresa agora mesmo.
O Brasil é um país com altos níveis de inadimplência. E isso se prova com os números obtidos através de pesquisas feitas por todo o território nacional.
Segundo uma pesquisa nacional da CNC, em agosto de 2020 o número de famílias endividadas por cartão de crédito, cheque especial, cheque pré-datado, crédito consignado, crédito pessoal, carnê de loja, prestação de carro e prestação de casa, era de 67,5%. Em agosto do ano anterior, esse número estava em 64,8%.
Dentro do seu negócio, como está a taxa de clientes nesta situação? Quando não é resolvida, a inadimplência tem o poder de prejudicar seriamente seus resultados financeiros.
Mas para poder lidar com esse problema, é preciso realizar uma gestão das cobranças de maneira realmente eficiente. Afinal de contas, existem muitas informações e ações envolvidas no processo.
Antes de tudo, é interessante estabelecer ações para evitar a inadimplência. Contudo, depois que ela se torna uma realidade, é preciso resolver a situação. Para isso, surge a estratégia da recuperação com regularidade, que aumenta as chances de recuperação de crédito. Continue sua leitura e entenda mais sobre o assunto:
Tenha maior controle sobre o fluxo de caixa
Analisar e controlar o dinheiro que entra e sai da sua clínica são dois fatores essenciais quando se fala sobre estratégias para evitar a inadimplência.
Por isso, ter controle sobre o fluxo de caixa da sua empresa é o primeiro passo para ter uma gestão de cobranças mais eficiente. O acompanhamento dos recebimentos e dos valores que seguem em aberto deve ser feito diariamente.
É importante deixar uma pessoa da sua equipe responsável por essa tarefa. Ela deverá comparar os resultados com os dias e até mesmo os meses anteriores, compreendendo os momentos em que seu caixa teve menos recebimentos.
Para que o processo de recuperação com regularidade seja implantado, este primeiro passo não pode ser deixado de lado.
Estabeleça um relacionamento positivo com o cliente
Seguindo o passo anterior, sua empresa saberá quais clientes estão em situação de inadimplência. Com essa informação em mãos, é hora de partir para a parte mais prática da recuperação de crédito: a cobrança.
O ideal é prezar por realizar uma cobrança amigável. Dessa maneira, será possível manter um relacionamento positivo com o cliente. Afinal, a situação por si só é bem delicada!
Para fazer isso é preciso que sua equipe saiba realizar as seguintes ações:
- Negociação: conhecer todas as informações sobre a dívida, principalmente o valor, juros, aquisições, data da compra e data do vencimento.
- Compreensão: é importante que a equipe de cobrança saiba por que o cliente está inadimplente.
- Respeito: a pessoa que contata o cliente devedor deve manter muito respeito durante toda a conversa, procurando evitar um tom forçado ou rude.
- Controle: ser paciente e respeitoso, sabendo comandar a negociação, é essencial. Sua equipe deve apresentar mais de uma opção para resolver a questão dando ao cliente a possibilidade de escolher a que melhor se encaixa em sua atual situação financeira.
Vale destacar que pode ser que o cliente fique irritado com o contato para resolver a situação, por isso é importante levar essas dicas para dentro da empresa e saber como lidar com clientes bravos sem perder a linha.
De maneira geral, seguindo estas instruções, sua empresa estará fidelizando seus clientes, mostrando respeito por eles nesse momento delicado.
Saiba mais sobre esse tipo de cobrança no artigo: Você conhece a cobrança amigável? Descubra como ela pode ser útil para sua empresa.
Tenha uma política de cobrança
Uma política de cobrança funciona como uma orientação geral do processo adotado pela sua empresa na hora de lidar com um cliente inadimplente. Se trata de um passo a passo, descrevendo todas as ações que devem ser realizadas na recuperação de crédito.
No documento que guiará sua política de cobrança deve existir um cronograma para notificar e cobrar o devedor, além de estratégias de relacionamento com ele. Dessa maneira, as chances de recuperação do crédito aumentam bastante.
Para ter uma política de cobrança eficiente em sua empresa é importante considerar os seguintes fatores:
1. Entender a legislação que diz respeito às cobranças
2. Ter um cadastro de clientes sempre atualizado
3. Antecipar a inadimplência, avaliando os padrões de seus clientes
4. Estabelecer os limites de crédito de sua empresa
5. Estruturar um manual de cobranças
Depois que sua política de cobrança for criada, é importante que você comece a usá-la na prática. Por isso, apresente o documento completo para sua equipe e realize treinamentos para garantir que todos compreendam o processo e saibam aplicar as estratégias na prática.
Vale destacar que esse treinamento é essencial e que, caso novas pessoas sejam contratadas para realizar o processo de cobrança em sua empresa, as informações do guia devem ser compartilhadas com elas.
Isso irá ajudar sua equipe a realizar cobranças de maneira eficiente, que resulte na recuperação de crédito.
Conte com a terceirização de cobranças
Ao decidir realizar a terceirização de cobranças em sua empresa, você passará a contar com uma equipe de profissionais qualificados para esse fim. Empresas especializadas passam por treinamentos próprios e personalizados para cada tipo de cobrança.
Ao terceirizar suas cobranças com uma empresa especializada, você direciona o trabalho para especialistas que possuem as ferramentas certas e estão sempre em busca de novas tendências na área. Isso resulta em taxas de recuperação de crédito maiores do que quando o processo é realizado internamente.
Você também evita a necessidade de aumentar a sua equipe, ou investir em mais treinamentos, o que demandaria a aplicação de mais dinheiro do seu caixa!
Também é preciso lembrar que a inadimplência é volátil, ou seja, em alguns períodos ela estará maior e em outros ela pode diminuir. Então pode ser que por alguns períodos, sua equipe de cobrança fique sem ter muito o que fazer. Isso significa que você estaria pagando por funcionários em ócio.
A flexibilidade de demanda de cobrança na terceirização traz uma série de vantagens para que a negociação seja ágil e eficiente, independentemente do número de clientes inadimplentes.
E, por fim: você, gestor, assim como sua equipe, poderão estar cem por cento focados na organização e no planejamento estratégico da empresa.
Os principais benefícios da terceirização de cobranças
1. Ajuda a promover a fidelização de clientes no seu negócio: através de uma abordagem amigável.
2. Promove mais controle sobre os pagamentos pendentes de seus clientes: uma vez que o gestor recebe um relatório de todos os clientes cuja inadimplência foi resolvida ou negociada.
3. Entrega economia de tempo e de recursos da empresa: pois sua equipe poderá se dedicar a realizar outras ações importantes em sua empresa.
4. Garante mais agilidade na solução de problemas: porque toda a situação é resolvida por uma equipe de profissionais especialistas no assunto.
5. Oferece maior flexibilidade nas alternativas de cobrança: pois o processo acontece através de pessoas treinadas para realizar a negociação.
Entenda mais sobre o assunto lendo o artigo: Os benefícios da terceirização de cobranças para sua empresa
Está pronto para realizar a terceirização das cobranças de dívidas em sua empresa? Então conte com a Bettega Digital! Somos especialistas no assunto e temos uma taxa de 100% de satisfação dos nossos clientes.
A Bettega Digital realiza a organização e análise de dados e, assim, aumenta a efetividade da operação de cobrança.
Somado a isso, utilizamos diversas ferramentas digitais que facilitam o contato com o cliente durante a negociação, aumentando a chance de recebimento de dívidas.
O processo de cobrança terceirizada
- Análise e organização
A Bettega Digital organiza e analisa todos os dados enviados pela sua empresa, dando o tratamento adequado para realizar a cobrança mais eficiente.
- Localização
Realizamos a localização e segmentação dos perfis de seus clientes devedores, para adequarmos as ações de forma mais efetiva.
- Contato
Contatamos o cliente devedor através de mensagem, e-mail, WhatsApp e ligações, buscando realizar a melhor negociação para a recuperação de crédito.
Saiba mais sobre a terceirização de cobranças na Bettega.
Defina prazos e abordagens
Independentemente da decisão do gestor de terceirizar ou não suas cobranças, é importante que ele se preocupe em definir prazos e abordagens para que a recuperação de crédito realmente aconteça.
Caso sua empresa ainda não saiba fazer isso, é importante que se defina uma régua de cobrança. Ou seja, uma planilha que apresente como e quando é preciso contatar seu cliente durante todo o processo de cobrança: desde ações que antecedem a data final de pagamento, até as cobranças necessárias depois da data de vencimento.
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