Descubra 5 dicas práticas para reduzir a inadimplência no seu negócio e garantir a saúde financeira da sua empresa.
A saúde financeira do seu empreendimento pode ser colocada em risco quando os devedores não pagam em dia o valor combinado. Além de ser um imenso aborrecimento, isso atrapalha o fluxo de caixa da sua empresa.
Por isso, pensando em como manter a saúde financeira do seu negócio dia e reduzir a inadimplência, organizamos 5 dicas que podem ser úteis na redução da inadimplência no seu negócio. Confira abaixo:
1. Ficha limpa
Primeiramente, é importante realizar a consulta aos serviços de análise de crédito, como o Serasa, para saber como anda a situação financeira do cliente.
O serviço mais simples para saber a situação financeira de um cliente é a consulta de cheques. Afinal, ela mostra se o cliente tem histórico de cheques sem fundo, sustados, roubados e extraviados.
A consulta de crédito também é outro serviço que pode ser útil. Ela revela pendências de pagamentos e protestos.
2. Investigação
Com toda a tecnologia existente é muito importante aliar-se a ela para não correr riscos futuros. Em uma busca online é possível descobrir pistas sobre a situação do cliente.
Entretanto, lembre-se: uma busca online é um bom recurso para clientes distantes, mas não substitui a visita presencial.
3. Histórico
É muito importante saber diferenciar, entre tantos, os bons e os maus pagadores. Para isso, é necessário ter um histórico de pagamentos.
Os dados podem dar aquela ajudinha na hora de saber quem sempre pagou corretamente, mas atrasou uma vez ou duas por problemas momentâneos de quem realmente é inadimplente de carteirinha. Além de serem muito importantes para definir futuras estratégias e metas a seres seguidas.
4. Pagamentos
Uma boa recomendação é premiar os bons pagadores com descontos e parcelamentos mais flexíveis. Essa estratégia se aplica, principalmente, para empresas que já possuem um fluxo de caixa mais complexo. O oposto também poderá ser aplicado aqui para os clientes inadimplentes.
Lembre-se de procurar saber o motivo da inadimplência e, se for possível, dê alternativas e prazos maiores para o pagamento ser realizado. Às vezes, a inadimplência pode ser apenas um momento financeiro difícil para o cliente.
5. Cobrança
Quanto maior for o atraso do pagamento, mais distante estará a chance do cliente quitar a divida. Por isso, a importância em não deixar o período de prazo vencido se estender. Lembre-se de cobrar o cliente desde o primeiro dia de atraso. No entanto, existem leis que asseguram os clientes, quando for cobrá-los, lembre-se de manter a educação e evite constrangê-lo.
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