Recuperação de crédito: faça suas cobranças no início do ano

13/01/2021Por: Ney Eurico PereiraCategoria: Cobrança
Recuperação de crédito: comece no início do ano | Bettega

O ano está apenas começando, e um novo ciclo como esse promete muitas oportunidades para sua empresa crescer. No entanto, há um sério problema que pode impossibilitar esse processo: a inadimplência.

Afinal, quando o cliente não paga, o financeiro de sua empresa acaba desfalcado. Você não tem dinheiro para investir e crescer, não está com verba para buscar novas oportunidades e precisa focar parte dos seus esforços na cobrança de clientes inadimplentes: algo que pode ser bem complexo, não é?

E esse problema fica ainda maior no início do ano, quando acabamos de passar por dois momentos que costumam aumentar muito as taxas de inadimplência:

  • A Black Friday, que estimula as vendas oferecendo grandes descontos. Muitos clientes acabam focando demais em “aproveitar as ofertas” e perdem o controle do seu financeiro. Aí na hora de pagar pelos novos produtos, falta dinheiro e a inadimplência aparece. 

Saiba mais: Black Friday e a inadimplência: como preparar as equipes de cobrança?

  • O fim de ano, que movimenta o comércio com a chegada do 13º salário. Muitos clientes aproveitam essa verba a mais e acabam comprando mais do que cabe no seu orçamento. Ou seja: é mais um convite à inadimplência.

Saiba mais: Fim de ano: muitas vendas, pouco recebimento. Como combater a inadimplência?

Então agora, com o ano começando, as contas desses clientes vão começar a vencer e você terá de enfrentar um sério pico de inadimplência. E realizar a cobrança de clientes que estão com contas em atraso é sempre um desafio.

Muitas vezes pode ser difícil conseguir o contato do cliente. Em outras, ele está com dificuldades financeiras para pagar. E tem até aquele consumidor que se recusa a atender a sua empresa.

Por isso, muitos gestores tendem a deixar as cobranças para depois. Afinal, uma hora o cliente vai tomar a iniciativa e quitar o débito, não é? Quem sabe dá para esperar ele receber o próximo 13º salário, que aí sim ele vai pagar suas contas.

Bem, se sua empresa está no comércio já há algum tempo, você sabe que isso é uma grande furada! Muitos clientes vão simplesmente esquecer ou ignorar a dívida até serem cobrados. 

E mesmo os clientes que pagarem vão gerar um prejuízo para a empresa, já que o dinheiro das contas atrasadas vai estar parado até eles resolverem quitar as dívidas.

Por isso, o início do ano é o momento perfeito para começar a organizar sua empresa e entrar em contato com os clientes inadimplentes o quanto antes! Continue sua leitura e entenda:

Por que começar as cobranças no início do ano?
Como preparar uma política de cobrança efetiva
Organize o processo de cobrança ideal para sua empresa
Realize a cobrança amigável para sua recuperação de crédito
Negative o cliente que não quitar sua inadimplência
Conheça as vantagens da terceirização de cobranças

Por que começar as cobranças no início do ano?

Recuperação de crédito: comece no início do ano | Bettega

O início do ano costuma representar um novo ciclo, tanto para as pessoas quanto para as empresas. 

O seu cliente, por exemplo, vai estar se programando financeiramente para o ano que está iniciando, pensando até em novos objetivos, compras e investimentos. 

Por esse motivo, é essencial que você entre em contato com ele o quanto antes, para discutir a inadimplência e fazer com que a quitação da dívida seja uma prioridade para ele.

Além disso, é nesse momento que a maioria das empresas realiza um novo planejamento e se prepara para os desafios e as oportunidades do novo ano.

Portanto, esse é o momento perfeito para programar as suas cobranças e a forma como você vai lidar com a inadimplência. Então verifique seus cadastros de clientes e levante todas as dívidas em atraso com a sua empresa. Depois, prepare uma boa política de cobrança, como veremos a seguir:

Como preparar uma política de cobrança efetiva?

O início do ano é o melhor momento para você organizar, ou atualizar, sua política de cobrança. Sua empresa já possui uma estratégia dessas?

A política de cobrança é essencial para que sua empresa consiga fazer a recuperação de crédito e o controle da inadimplência com eficiência. É através dela que você terá uma cultura empresarial preparada para lidar com as contas em atraso.

Preparar sua política de cobrança envolve alguns passos:

  1. Conheça a legislação que envolve as cobranças, para poder cobrar corretamente e evitar o risco de sofrer processos, multas e até prisão;
  2. Tenha um cadastro de clientes sempre atualizado e com o máximo possível de informações, para que você possa contatar o cliente inadimplente com facilidade;
  3. Antecipe a inadimplência, constantemente acompanhando os pagamentos dos clientes (pelo menos dos que movimentam mais dinheiro em sua loja). Assim você vai notar se eles começam a atrasar suas contas;
  4. Estabeleça limites de crédito, para evitar que a inadimplência seja um problema ainda maior para o seu financeiro;
  5. Estruture um manual de cobrança para que sua equipe saiba como lidar com clientes inadimplentes;
  6. Considere a terceirização de cobranças para facilitar o processo, principalmente se os números de inadimplência forem grandes em sua empresa.

Quer conferir o passo a passo com mais detalhes? Então acesse o artigo: O que é política de cobrança e como ter uma em sua empresa?

Organize o processo de cobrança ideal para sua empresa

Estratégia de cobrança eficiente na área da saúde | Bettega

A política de cobrança diz respeito à organização geral de sua empresa para lidar com a inadimplência. No entanto, junto com ela, você também precisa de um bom processo de cobrança.

Diferente da política, o processo de cobrança é, especificamente, o caminho que sua equipe percorre na hora de lidar com um cliente inadimplente. 

Considerando a dificuldade desse procedimento, você precisa ter um processo bem delineado e eficiente, seguindo estes passos:

  1. Faça sempre uma análise de crédito dos clientes, antes de vender;
  2. Incentive o pagamento dentro do prazo, com descontos, brindes, entre outros;
  3. Padronize as abordagens que sua equipe faz para contatar seus clientes, mas com abordagens diferentes de acordo com as características deles;
  4. Utilize boas técnicas de negociação;
  5. Ofereça diferentes formas de pagamento;
  6. Analise suas taxas de recuperação de crédito, para avaliar se suas cobranças estão bem sucedidas;
  7. Grave e armazene todas as ligações e trocas de mensagens com os clientes, para garantir a segurança da sua empresa.

Saiba mais sobre o assunto e prepare sua equipe: Qual é o processo de cobrança ideal para ter em sua empresa? 

Realize a cobrança amigável para sua recuperação de crédito

A cobrança amigável é a melhor forma de abordar seus clientes inadimplentes, entender suas demandas e conseguir a recuperação de crédito sem romper os laços com o cliente.

Com ela, você tem muito mais chances de receber a conta atrasada, pois você vai apelar para a boa vontade de seu cliente, de forma positiva. Para isso, você vai entrar em contato com ele de forma educada e pacífica, buscando um acordo que seja bom para os dois lados.

É preciso ter um pouco de jogo de cintura para negociar, mas vale muito a pena! Principalmente quando você está cobrando um bom cliente, que acabou atrasando uma conta por causa de uma série de imprevistos.

Assim, você consegue recuperar o crédito sem ofendê-lo e ele pode voltar a comprar com a sua empresa.

Negative o cliente que não quitar sua inadimplência

A cobrança amigável realmente é a melhor estratégia na hora da cobrança. No entanto, caso ela não funcione, é hora de cadastrar seu cliente nos sistemas de proteção de crédito, como o SPC e Serasa.

Dessa forma, esse cliente negativado terá mais dificuldade para fazer compras a prazo em lojas do país inteiro. Provavelmente isso será uma boa motivação para que ele pague a dívida com você.

Mas lembre-se: para poder negativar, você precisa ter um comprovante da dívida. Então nunca esqueça de pedir os documentos e a assinatura do cliente na hora de fazer uma venda a prazo.

No entanto, antes mesmo de apelar para a negativação, há uma opção que pode garantir uma recuperação de crédito muito melhor em sua empresa: a terceirização de cobranças.

Conheça as vantagens da terceirização de cobranças

Ao terceirizar as cobranças, sua empresa terá como aliada uma equipe de profissionais especialistas nesse tipo de processo. Isso aumenta muito as chances de recuperação de crédito, ajuda a lidar com clientes difíceis e ainda livra sua equipe do desgaste de participar do processo de cobrança.

Isso fica ainda melhor se você contar com uma excelente empresa do setor, como a Bettega Digital.

A terceirização de cobranças com a Bettega Digital traz vantagens como: 

  1. Evita a perda de clientes, pois a equipe utiliza as melhores técnicas de cobrança amigável para solucionar o problema;
  2. Oferece mais controle dos pagamentos para o gestor, com relatórios frequentes que apresentam o sucesso das cobranças pela empresa;
  3. Menos custos para sua empresa, pois não será necessário contratar alguém para realizar cobranças, ou dividir a atenção da sua equipe com essa tarefa complexa;
  4. Mais agilidade na recuperação de crédito, com o problema sendo resolvido muito mais rápido graças à equipe de especialistas que sabe como fazer a negociação da melhor maneira possível, contando com tecnologia e expertise no ramo.

Confira o site da Bettega Digital e veja tudo o que podemos fazer para ajudar a lidar com a inadimplência de seus clientes, através de cobranças profissionais, com o que há de melhor na tecnologia!

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