Quer negociar dívidas?

A recuperação de crédito para instituições de ensino

11/03/2021Por: Ney Eurico PereiraCategoria: Cobrança
A recuperação de crédito para instituições de ensino

O setor educacional é severamente afetado pela grave questão da inadimplência nas instituições de ensino. Sem uma recuperação de crédito adequada, isso compromete o bom funcionamento de qualquer escola. 

A questão fica mais complexa pelo impedimento legal colocado nas instituições de ensino, desde a educação básica até cursos livres e técnicos: as escolas não poderem encerrar o vínculo com o cliente em casos de inadimplência. 

Sendo assim, o aluno que está em atraso nos pagamentos não pode ser impedido de assistir às aulas, desde que tenha pago o valor integral da matrícula. 

Porém, a recuperação de crédito, principalmente se for mediante a terceirização da cobrança, tem se mostrado como uma excelente opção para ajudar as instituições de ensino a resolver questões relacionadas com a inadimplência.

Essa recuperação de crédito tem como meta reparar os danos financeiros causados pela falta de pagamento. Algo que é essencial para sua escola, já que ela depende diretamente das mensalidades dos alunos.

Por isso, elencamos alguns tópicos sobre o assunto, para ajudar a sua instituição educacional a minimizar ou, até mesmo, resolver problemas relacionados com a inadimplência ou atrasos nos pagamentos. 

Continue sua leitura e saiba mais sobre a recuperação de crédito em instituições de ensino.

O que é a recuperação de crédito e como as instituições de ensino podem se beneficiar dela?
O que causa a inadimplência e como ela afeta a sua instituição?
Por que a recuperação de crédito é o melhor formato de cobrança para instituições de ensino?
Como a recuperação de crédito ajuda a sua instituição de ensino e a economia nacional?
Os benefícios de adotar um serviço de terceirização de cobrança para a recuperação de crédito.

O que é a recuperação de crédito e como as instituições de ensino podem se beneficiar dela?

A recuperação de crédito para instituições de ensino

A recuperação de crédito é um acerto de contas realizado entre credores e devedores. Ele é diferente de uma simples cobrança, pois seu foco é em negociar e buscar a satisfação tanto da escola quanto do aluno devedor.

Assim, no momento quando as parcelas em atraso são quitadas pelo aluno inadimplente, consideramos que o seu crédito está recuperado por não haver dívidas pendentes.

Tal negociação é saudável para todas as partes envolvidas. Mas, como chegar lá?

Empresas e instituições de ensino costumam optar por uma (ou mais) entre estas três formas de cobrança:

  • A inclusão do nome do cliente inadimplente em serviços de proteção de crédito, como o SPC ou Serasa, desde que isso esteja previsto em contrato;
  • Realizar a cobrança judicial, isto é, recorrer à lei e obrigar o cliente a realizar o acerto de contas;
  • Fazer o acerto por meio de cobrança extrajudicial, método rápido e que causa menos desgaste financeiro e emocional às partes envolvidas.

Com as vantagens da cobrança extrajudicial, essa costuma ser a melhor opção para a sua recuperação de crédito. Enquanto isso, a cobrança judicial e a inclusão do cliente nos serviços de proteção de crédito devem ser opções apenas quando a cobrança extrajudicial não der resultados.

Para que esse tipo de recuperação de crédito funcione, é importante entender os motivos da inadimplência e estar aberto ao diálogo, em uma cobrança amigável. Dessa forma, é muito mais fácil e tranquilo receber as mensalidades atrasadas, e até convencer o aluno a continuar com a escola.

No entanto, esse é um processo que pode tomar tempo e que requer boas técnicas de cobrança. Por isso, muitas instituições de ensino optam pela terceirização do serviço, o que permite que você não se preocupe com a inadimplência e livra esse tempo para que cuide de processos internos, de cunho pedagógico ou de gestão.

A Bettega Digital existe para prestar auxílio nesse momento delicado e ajudar instituições de ensino a não terem as finanças prejudicadas devido às questões de inadimplência. Atuamos com a cobrança extrajudicial de forma amigável e focada em resultados.

O que causa a inadimplência e como ela afeta a sua instituição?

A recuperação de crédito para instituições de ensino

Como vimos, a inadimplência é um problema sério que pode comprometer o funcionamento saudável da sua instituição educacional.

Mas por que essa situação ocorre? Como você pode reconhecer as causas da inadimplência para lidar melhor e contornar o problema? Fique atento aos seguintes fatores:

  • Taxa de desemprego elevada no país;
  • Demissão de um membro da família;
  • Problemas de saúde;
  • Imprevistos (acidentes de trânsito, reformas residenciais, redução de jornada de trabalho, entre outros);
  • Aumento nas taxas de serviços e produtos essenciais (água, energia, gás, gasolina, entre outros);
  • Esquecimento de pagar a mensalidade, devido à rotina agitada do cliente;
  • Descontentamento com a escola.

Tais problemas são comuns na vida das pessoas e podem se apresentar das mais variadas formas. Saber o porquê da inadimplência ser um problema em sua escola é imprescindível para a resolução do impasse.

Quando se opta por fazer um acordo extrajudicial, esses aspectos devem ser levados em conta, para que o cliente inadimplente se sinta confortável e seguro para efetivar o acerto e recuperar o seu crédito. 

Tal processo pode ser demorado e exigir muita atenção. Vem daí a necessidade da terceirização desse serviço, o que está mostrando resultados positivos em diversas instituições de ensino onde o modelo foi aplicado.

A Bettega Digital é uma instituição com experiência nessa área e que busca a melhor solução para a recuperação de crédito.

Por que a recuperação de crédito é o melhor formato de cobrança para instituições de ensino?

A recuperação de crédito para instituições de ensino

Diretamente afetadas pela questão da inadimplência, as escolas, universidades, faculdades, institutos de cursos livres (de idiomas, para pós-graduação, profissionalizantes e técnicos) ficaram com poucas opções para funcionarem de forma saudável.

Cortes nos gastos operacionais e não essenciais, redução na jornada de trabalho da equipe, fechamento de cursos e turmas foram apenas algumas das consequências nefastas do cenário da pandemia em 2020.

Segundo a Revista Educação, metade das pequenas e médias escolas ficaram sob risco de falência. A pesquisa também aponta que, no geral, as instituições de ensino tiveram uma queda de 52% em sua receita, durante 2020.

Instituições de ensino preocupadas em conseguir reduzir o atraso em mensalidades e recuperar as contas atrasadas, já recorreram aos serviços da Bettega Digital, instituição que mostra resultados na recuperação de crédito do cliente. 

Em adição, a Bettega Digital ainda ajuda a sua instituição de ensino a traçar estratégias voltadas para ex-alunos e processos de matrícula, por meio da aplicação de inteligência digital e uma equipe de profissionais especializados. 

Além disso, o cliente final sempre estará no centro das atenções, o que torna uma questão delicada menos difícil aos envolvidos. 

Como a recuperação de crédito ajuda a sua instituição de ensino e a economia local?

A recuperação de crédito para instituições de ensino

A recuperação de crédito traz inúmeros benefícios, tanto para a parte credora quanto para a parte devedora. É fato que a inadimplência compromete o fluxo de caixa mensal da empresa, o que compromete o pagamento de dívidas recorrentes, como os custos operacionais, a exemplo do serviço de internet, telefone, água, luz, salário de professores e colaboradores. 

Tal fato pode resultar na necessidade de a sua escola recorrer aos empréstimos bancários, sempre acompanhados de altos juros.

Mas como o acerto de contas entre o cliente inadimplente e a sua instituição de ensino colabora para a economia da sua cidade? É irrefutável que o cliente com crédito comprometido irá consumir menos nos mercados, lojas de varejos, bancos, instituições de ensino, entre outras.

Quando o poder de compra do cliente é restituído, via recuperação de crédito, seus hábitos de consumo também irão aumentar, o que gera um ciclo saudável para a economia.

Esse benefício também facilita a sua captação de novos alunos. Afinal, se as pessoas da sua cidade ou bairro têm mais conforto financeiro, é mais fácil que elas busquem as soluções de ensino que você oferece.

Vale ressaltar que, como o cliente inadimplente acertou as contas na sua instituição de ensino, a saúde financeira dela irá melhorar, o que elimina a necessidade de você recorrer aos empréstimos com juros elevados, cenário que foi exposto anteriormente.

Os benefícios de adotar um serviço de terceirização de cobrança para a recuperação de crédito

A recuperação de crédito para instituições de ensino

É válido mencionar que manter a taxa de inadimplência em níveis controlados na sua instituição de ensino deve ser uma preocupação recorrente, especialmente na realidade atual. Saber como evitar a inadimplência é uma preocupação generalizada das empresas no Brasil.

Porém, atrasos em pagamentos são questões muito complexas para a gestão da sua instituição educacional lidar sozinha. Vale a pena contar com ajuda extra para minimizar tal empecilho.

Além de direcionar esse assunto delicado para especialistas, o que otimiza o seu tempo em outros processos administrativos, a conversão em resultados é bem animadora, pois, ao terceirizar o serviço, a cobrança ocorre de forma amigável e personalizada.

Outro benefício em ter uma equipe terceirizada é a redução de custos, pois, como já mencionamos acima, os ciclos econômicos estão diretamente relacionados com a inadimplência e ausência de pagamentos. Enquanto há ciclos de alta, há os ciclos de baixa. Então, pagar pelo serviço somente quando é necessário é mais um benefício. 

A Bettega Digital ajudará a sua instituição financeira a operar de forma financeiramente saudável e contribuirá com a recuperação de crédito de clientes inadimplentes. Você pode saber mais sobre nossos serviços clicando aqui.  

E para te ajudar com suas cobranças internas, nós preparamos também um passo a passo bem interessante, para cobranças mais eficientes! Saiba como lidar com a inadimplência em sua escola e descubra o momento certo de terceirizar as cobranças:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Newsletter
Problemas com cobrança?

temos a solução para sua empresa.

Suas informações foram enviadas com sucesso. Em breve nossa equipe entrará em contato.

Seu e-mail foi adicionado a nossa lista. Em breve você receberá nossas novidades no seu e-mail